A Vmoto Soco acaba de apresentar oficialmente o seu novo scooter elétrico, o F01, equivalente a uma moto de 125 cm³.
Estamos falando de um scooter de roda alta, sendo a dianteira de 16 polegadas, alimentada por um motor de 3,5 kW, com bateria removível de 2,7 kWh, iluminação em Full LED e um peso em ordem de marcha de 110 kg.
Dessa forma, a Vmoto alarga a sua gama de modelos em que já contava com a CPX, e a TC MAX, uma naked elétrica no estilo neo-retrô, entre outras.
A nova F01 chega como uma alternativa mais barata à CPX. Isso não significa que abra mão de um bom nível de equipamentos ou que não tenha os últimos desenvolvimentos tecnológicos dentro do segmento a que pertence.
LEIA MAIS:
Detalhes do Vmoto Soco F01
Além disso, tem um peso reduzido em relação à sua ‘irmã’ com apenas 110 quilos, incluindo a bateria correspondente. Isso lhe dá uma vantagem em termos de agilidade, capacidade de gerenciamento e boa pilotagem.
Entre os aspectos relevantes da nova F01 está a sua bateria de polímero de lítio com capacidade de 60V 45Ah e 65 km de autonomia. Fabricada pelo especialista ATL (Amperex Technology Limited), fica alojada sob o assento e pode ser removida para transportá-lo com a sua alça, onde pode ser 100% recarregada em 3 horas e meia.
Acima da bateria e protegido pelo fecho do banco há um pequeno compartimento de carga. O motor brushless, localizado no cubo da roda traseira, oferece uma potência nominal de 3,5 kW (4,7 kW de potência de pico) e atinge uma velocidade máxima de 80 km/h.
E tem mais…
Emprega um braço oscilante de um só lado para apoiar a roda traseira, elemento que permite deixar a roda completamente livre do seu lado direito com o intuito de facilitar a sua reparação ou a troca do pneu: basta desapertar 4 parafusos que a fixam ao cubo central onde se encontra o motor.
Este braço oscilante é suportado por um monoamortecedor com ajuste de pré-carga da mola e integra no lado esquerdo do cubo central um freio de disco que funciona em combinação com o disco dianteiro, ambos assistidos por um sistema CBS.
No equipamento e acabamentos, a F01 segue uma imagem futurista, chamando a atenção para o seu amplo assento para duas pessoas com superfície totalmente plana e horizontal.
Finalizando
Atrás do banco há uma bagageira de ferro fundido, que funciona como uma alça para o passageiro, onde se pode fixar qualquer suporte universal para uma top case. O farol tem tecnologia em LED e é composto por três projetores retangulares na parte inferior do escudo frontal envoltos num guia de luz em forma de “U” que atua como luz de posição.
Na parte superior do escudo e em ambos os lados estão os piscas cuja superfície está nivelada com a carroceria. Atrás o recurso do “U” também é utilizado para a luz de posição do piloto traseiro que aumenta a sua intensidade ao acionar os freios.
O scooter adota uma roda dianteira de 16 polegadas equipada com pneu de seção 90/80, enquanto na traseira é utilizada roda de 14 polegadas (seção 90/90) para reduzir a altura do assento, que está a 855 mm do solo e facilita o acesso a todos os tipos de estaturas.
O painel de instrumentos é baseado em uma tela LCD com as informações básicas, como velocímetro com dígitos grandes, hodômetro total e parcial e gráfico do nível de carga da bateria. Existem três modos de condução disponíveis.
E você, o que achou deste scooter elétrico? Escreva sua opinião aqui pra gente!