O mercado de motos continua acelerando o crescimento do setor de veículos no Brasil, mantendo um ritmo de expansão considerado estrutural por especialistas. De acordo com Arcélio Junior, presidente da Fenabrave, a motocicleta assumiu um papel definitivo na mobilidade urbana.
“A tendência é estrutural. O veículo é ferramenta de trabalho para entregadores, pequenos empreendedores e prestadores de serviço, além de alternativa mais acessível de mobilidade em grandes e médias cidades, tornando-se, muitas vezes, o segundo veículo da família. O segmento mantém expansão consistente e deverá ter recorde histórico de vendas neste ano”, destaca.
Honda CG segue como moto mais vendida do Brasil (Foto: Divulgação)
Em novembro foram 180.601 motocicletas licenciadas, queda de 13,9% em relação a outubro, mas com alta de 22,8% sobre novembro de 2024.
E o acumulado deixa claro o salto: de janeiro a novembro já são 2.004.150 motos emplacadas, alta de 16,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Vale destacar que, em apenas 11 meses, 2025 já supera o recorde histórico do segmento de motocicletas, registrado em 2011, quando mais de 1,94 milhão de unidades foram licenciadas no Brasil.
Factor segue como Yamaha mais vendida no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)
As 20 motos mais vendidas de novembro
Mesmo com recuo no volume geral, o ranking segue dominado pela Honda CG 160, com vantagem confortável sobre as demais modelos do mês.
Honda CG 160: 38.406 unidades
Honda Pop 110i ES: 20.782
Honda Biz 125: 20.547
Honda NXR160 Bros: 16.303
Mottu Sport 110i: 9.202
Yamaha Factor 150: 5.558
Honda CB 300F Twister: 5.490
Honda XRE 190: 4.532
Honda PCX 160: 3.847
Yamaha FZ25: 3.712
Honda XRE 300 Sahara: 3.659
Yamaha Lander 250: 3.256
Yamaha FZ15: 2.938
Shineray SHI 175: 2.566
Honda Elite 125: 2.560
Shineray XY 125: 2.273
Yamaha Crosser 150: 1.914
Yamaha NMAX: 1.865
Shineray SHI 125: 1.598
Avelloz AZ1: 1.333
Avelloz AZ1 (Foto: Divulgação)
As motos mais emplacadas do ano por segmento
A lista dos modelos mais vendidos por categoria reforça o peso das motos de entrada e a consolidação de outras frentes de mercado.
City – Honda CG 160: 437.088
Custom – Royal Enfield Hunter 350: 6.612
Trail – Honda Bros 160: 181.687
Maxitrail – Royal Enfield Himalayan 450: 5.974
Naked – Bajaj Dominar 400: 9.970
Scooter – Honda PCX 160: 49.379
CUB – Honda Biz 125: 243.405
Esportiva – Yamaha R15: 9.014
Touring – Harley-Davidson Street Glide: 371
Bajaj Dominar 400 lidera vendas entre as Naked (Foto: Divulgação)
Participação por segmento em 2025
A divisão por fatia de mercado mostra domínio absoluto das categorias City e Scooter/CUB, que reúnem juntas mais de 74% dos emplacamentos.
City – 39,19%
Scooter/CUB – 35,03%
Trail – 19,58%
Maxitrail – 1,54%
Naked – 2,43%
Custom – 1,40%
Esportiva – 0,78%
Touring – 0,04%
Muito usada no delivery, Mottu Sport 110i é uma das motos mais vendidas do Brasil (Foto: Fernando Sigma)
Top 10 marcas — participação no mercado até novembro
A Honda segue inalcançável, enquanto Yamaha e Shineray consolidam o pódio. Mottu mantém ascensão impulsionada pela demanda de locação para entregadores.
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