O mercado de motos novas segue aquecido em 2019. Segundo o relatório divulgado pela Federação Nacional Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram vendidas 708.871 motocicletas novas no acumulado entre janeiro e agosto de 2019, contra 622.065 no mesmo período de 2018, o que indica um avanço de 13,95% em relação ao ano passado.
Já na comparação mensal houve um leve recuo, pois em agosto foram comercializadas 88.654 motos novas contra 90.059 em julho, o que representa uma queda de 1,56%. Em agosto de 2018 foram vendidas 88.937 motocicletas, o que representa uma retração de 0,32%.
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Na participação por marcas a liderança continua com a Honda, que detém 79,1% do mercado no acumulado do ano, seguida por Yamaha (13,9%), Haojue (1,2%), Shineray (1%) e BMW (0,9%). Outras marcas juntas totalizam 4%.
A Honda CG 160 segue como a motocicleta mais vendida do país, com 202.877 unidades comercializadas no acumulado do ano. A marca ainda detém as outras duas integrantes do top 3 de vendas, com a Biz (103.958 unidades) e a NXR 160 (78.837 unidades) comercializadas em 2019.
No desempenho por categorias, as motocicletas do segmento city lideram, com 40,7% do mercado no acumulado do ano, seguidas de scooters/cubs (34,2%), trail/fun (20,1%). Outras somam 4,8% do mercado.
O mercado de usadas também cresceu no acumulado do ano, só que de forma mais modesta. Entre janeiro e agosto foram comercializadas 1.956.045 motocicletas seminovas, contra 1.921.390 em igual período do ano passado, o que representa um avanço de 1,8% nas vendas.
Porém, quando a comparação é mensal, o relatório da Fenabrave indica que o volume teve uma retração. Em agosto, houve a comercialização de 264.043 motos usadas ou seminovas, contra 269.397 em julho, um recuo de 1,99% no volume. Já em relação a agosto de 2018, a queda foi ainda maior, pois ano passado o mês teve 277.126 motocicletas usadas vendidas, um recuo de 4,72% sobre o número registrado em 2019.
Na participação por marca, a Honda também lidera o volume de motos usadas comercializadas no acumulado do ano, com 78,55% do mercado. A Yamaha aparece na vice-liderança, com 12,86%, seguida de Suzuki (2,85%) e Dafra (0,96%). Juntas, outras marcas respondem por 4,75% desse mercado.