A chinesa Shineray é conhecida no Brasil principalmente por seus modelos cinquentinha, bastante populares principalmente no Nordeste do país, além das novas motos elétricas que aos poucos começam a chegar por aqui.
Porém, a marca revelou em seu país uma novidade que vem despertando curiosidade mundo afora: o V 1200, um motor V-Twin bastante característico para motos dos segmentos cruiser e custom com 1.200 cm³ de capacidade cúbica.
De acordo com a Shineray, o novo motor, que foi revelado como protótipo e deve fazer a sua estreia oficial em setembro na Chongqing Motorcycle Expo, é refrigerado a ar, tem injeção eletrônica e é capaz de entregar cerca de 60 cv de potência máxima em 5.500 rpm e 9 kgf.m de torque.
A Shineray destaca que o seu V-Twin foi desenvolvido por engenheiros italianos e testado na China por sua equipe local. O que até faz sentido, pois a marca chinesa também tem em seu portfólio a SWM, fabricante que está instalada na antiga unidade da Husqvarna na Lombardia.
LEIA MAIS:
Keeway revela K-Light 250V, sua nova cruiser de 250 cm³
Dafra confirma Cruisym 300 e NH 300 para o Brasil
BMW abre pré-venda de R 1250 RT e K 1600 Bagger no Brasil
Porém, conforme apurado por nossos colegas dos sites internacionais Bennetts, Motorrad e MotoStation, o novo motor da fabricante chinesa tem origem em um velho conhecido: o antigo V-Twin que equipava a linha Sportster da Harley-Davidson.
A usina que deixou de ser o centro das atenções da marca norte-americana após a concentração dos esforços no novo Revolution Max, propulsor que estreou na Pan America e já move outros modelos, como Sportster S e Nightster. Esteticamente o V1200 da Shineray lembra muito o motor da marca de Milwaukee, inclusive o som característico. Confira nos vídeos abaixo:
Como falamos mais acima, a potência máxima do V1200 da Shineray está na casa dos 60 cv, enquanto a entrega de torque é de 9 kgf.m, números bem semelhantes aos da antiga linha Sportster. A diferença para o motor da H-D fica na taxa de compressão, sendo de 9:1 para o motor chinês e 10:1 para a usina das últimas Sportster 1200.
Ou seja, há muitos indícios que apontam que a nova usina da Shineray nada mais é do que uma releitura da desenvolvida pela Harley-Davidson. As primeiras motos chinesas que vão utilizar este motor serão reveladas em setembro, durante o Chongqing Motorcycle Expo. Vamos esperar para ver o que vem por aí!