A Aprilia Racing apresentou no GP da Catalunha sua mais nova criação: a RSV4 X-GP, edição limitada que celebra os dez anos da estreia da RS-GP na MotoGP.
Trata-se da quinta geração da família “X”, produzida em apenas 30 unidades numeradas, cada uma custando 90 mil euros e feita para oferecer uma experiência de pilotagem sem precedentes, praticamente idêntica à de uma moto de corrida.

Aprilia RSV4 X-GP: potência e leveza de MotoGP
A RSV4 X-GP é a mais potente já produzida pela Aprilia, equipada com um motor V4 de 1.099 cm³ preparado com especificações de Superbike, que entrega 238 cv a 13.750 rpm e 13,35 kgf.m de torque a 11.750 rpm. Com apenas 165 kg de peso seco, a relação peso/potência é digna de protótipo da MotoGP. O conjunto inclui embreagem a seco STM, escapamento duplo em titânio da SC Project e filtro de ar de alta performance da Sprint Filter.

Aerodinâmica revolucionária
Inspirada diretamente na RS-GP25, a superbike traz inovações aerodinâmicas únicas no mundo entre modelos derivados de fábrica. A RSV4 X-GP é a primeira moto de produção com asas nas pernas e na rabeta, tecnologia desenvolvida e patenteada pela Aprilia Racing para aumentar a carga aerodinâmica em frenagens e curvas.
O pacote inclui ainda asas dianteiras, inferiores e de inclinação, todas em fibra de carbono fabricadas pela PAN Compositi, resultando em até cinco vezes mais carga vertical em linha reta e três vezes mais aderência em curvas. Outro destaque é o suporte de assento estrutural em carbono, que além de reduzir peso, melhora a rigidez do conjunto e transmite maior sensação de grip ao piloto.

Aprilia RSV4 X-GP: eletrônica de competição
Toda a eletrônica é gerenciada pela central APX da Aprilia Racing, a mesma usada pela Aprilia em competições. Antes de mais nada, ela traz parâmetros totalmente ajustáveis para controle de tração, freio-motor e mitigação de wheelie por marcha. O sistema traz ainda GPS integrado e coleta de dados para análise de desempenho. Em suma, recursos que permitem ao piloto afinar a moto ao seu estilo de pilotagem e às condições da pista.
Componentes de corrida
O chassi em alumínio é combinado com suspensão Öhlins pressurizada de comando mecânico, totalmente ajustável, e freios Brembo GP4 MS com discos T-Drive de 330 mm. As rodas Marchesini forjadas em magnésio são calçadas com pneus slicks Pirelli, os mesmos usados no Mundial de Superbike. Cada detalhe segue o padrão de competição. Nesse sentido, a moto vem com pedaleiras e manetes usinados em alumínio. Além disso, ainda há radiadores de água e óleo com tecnologias das pistas e transmissão reforçada com coroa em titânio.

Exclusividade absoluta
Cada comprador da RSV4 X-GP receberá, além da moto numerada, outros itens exclusivos:
- Um notebook Yashi com software para gerenciamento da ECU;
- NFT exclusivo como certificado digital de autenticidade;
- Capa personalizada, cavaletes de corrida, tapete de box e aquecedores de pneus IRC.
Em suma, a retirada pode ser feita diretamente na sede da Aprilia Racing em Noale, acompanhada de uma visita especial ao departamento de competição.
A quinta geração do projeto “X”
Acima de tudo, a linha “X”, iniciada em 2019 com a RSV4 X, consolidou-se como vitrine da tecnologia mais avançada da marca. A RSV4 X-GP é a quinta evolução desse conceito e representa o ápice da transferência de conhecimento da MotoGP para o consumidor final.
Por fim, como resumiu Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing: “Queríamos celebrar esta década com uma moto única, que transpira DNA de MotoGP e entrega sensações que só os pilotos profissionais conhecem, mas que qualquer apaixonado pode experimentar.”