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TVS amplia família Apache com a naked RTR 310, a esportiva RR 310 e a aventureira RTX 300

  • Publicado: 22/10/2025
  • 3 Minutos de leitura

A TVS, um dos maiores players do mercado indiano, dá um passo decisivo em sua expansão global ao completar a aclamada família Apache com dois modelos que atacam segmentos cruciais: a esportiva RR 310 e a aventureira RTX 300 Adventure. Ambas as motos compartilham a filosofia de oferecer tecnologia premium e desempenho superior em cilindradas acessíveis, desafiando diretamente concorrentes estabelecidos.

imagem TVS Apache RR 310 2026
TVS Apache RR 310 2026 – foto: Divulgação

Apache RTR 310 e RR 310 são esportivas de alto nível

Com a expertise da TVS Racing e um desenvolvimento conjunto (especialmente o motor monocilíndrico), a marca entrega máquinas prontas tanto para o asfalto quanto para o uso misto. A Apache RR 310 (que compartilha base com a linha G 310 da BMW, fruto de uma parceria) surge como uma superesportiva compacta de alto calibre. Seu design aerodinâmico, frequentemente comparado a um “tubarão”, esconde um motor monocilíndrico de 312,2 cm³ com quatro válvulas (DOHC) e refrigeração líquida. O motor rende 35 cv de potência a 9.700 rpm e 2,8 kgf.m de torque a 7.700 rpm.

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TVS Apache RTR 310 2026 – foto: Divulgação

A Apache RTR 310 é uma autêntica streetfighter com a mesma base técnica da irmã carenada, mas com um ajuste diferente no motor para que ele “acorde” mais cedo e entregue o torque em rotações mais baixas, ideal para enfrentar as correrias urbanas com agilidade.

A eletrônica dessas máquinas não fica atrás de motos de maior cilindrada: elas vem equipadas com quatro modos de pilotagem (Urban, Rain, Sport e Track), que ajustam a entrega de potência e a atuação do ABS. O painel TFT colorido de 5 polegadas é conectado via Bluetooth, oferecendo navegação e telemetria de pilotagem.

Apache RTX 300 Adventure vem pronta para o rally

A grande novidade da família é a Apache RTX 300 Adventure, a primeira trail de alta tecnologia da TVS. Lançada em um cenário tão desafiador quanto os Himalaias, a RTX 300 foi feita para o uso dual purpose. Seu motor é o mesmo que equipa a RR 310, com tecnologias de ponta, como refrigeração mista líquido-óleo e uma engenharia focada em torque para a proposta aventureira da máquina, por isso na RTX o pico máximo de torque chega a 2,9 kgf.m.

imagem TVS RTX 300 2026
TVS RTX 300 2026 – foto: Divulgação

O pacote eletrônico é igualmente impressionante, incluindo quatro modos de pilotagem (Urban, Rain, Tour e Rally), piloto automático de série e ABS de dois canais com opção de ser desligado na traseira (ideal para o modo Rally). Com 180 kg de peso em ordem de marcha e 200 mm de altura do solo, ela promete ser leve e ágil, com vocação para longas jornadas graças aos suportes integrados para malas laterais.

O futuro da TVS no Brasil

Embora o ciclo de cooperação entre a Dafra e A gigante indiana TVS já atuou no Brasil em uma cooperação com a Dafra, iniciado em 2010. Essa aliança estratégica foi responsável por injetar mais de 40.000 unidades da linha Apache no mercado brasileiro. Mas, desde 12 de março de 2024, a produção de novos modelos da TVS na fábrica da Dafra foi descontinuada, e, embora a TVS ainda não tenha confirmado uma operação oficial de forma independente no Brasil, a chegada dessas duas máquinas de alta tecnologia demonstra o potencial da marca em concorrer diretamente com gigantes como Yamaha e Honda no segmento de 300 cilindradas.

A RTR 310, a RR 310 e a RTX 300 Adventure não são apenas adições à linha Apache; elas representam a consolidação de uma nova era de motocicletas acessíveis que não sacrificam a tecnologia, a segurança (com itens como ABS em curvas e TCS) e o desempenho, estabelecendo um novo padrão de valor para o mercado global.

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