A Triumph acaba de confirmar que as edições especiais da Tiger 900 Alpine Edition e Desert Edition serão comercializadas no Brasil. Inspiradas em ambientes extremos, como os Alpes e os desertos, as motocicletas reforçam a proposta da família Tiger de combinar desempenho, tecnologia e versatilidade para longas viagens e uso fora de estrada.

O anúncio foi feito pela Triumph em publicações em suas redes sociais. Nas postagens a marca divulgou os preços de lançamento destas motos:
Os preços das novas Triumph Tiger 900 Alpine e Desert Edition
- Triumph Tiger 900 GT Pro Alpine: a partir de R$ 82.590;
- Triumph Tiger Rally Pro Desert: a partir de R$ 85.690.
De acordo com a Triumph, os modelos começam a chegar aos concessionários a partir de março deste ano. Confira mais detalhes das novas edições especiais da Triumph Tiger 900 nas próximas linhas deste artigo.

Motor tricilíndrico de 888 cm³ e 108 cv
As duas edições utilizam o conhecido motor tricilíndrico de 888 cm³ com refrigeração líquida. Ele é capaz de entregar 108 cv a 9.500 rpm e 9,17 kgf.m de torque a 6.850 rpm. O propulsor atende às normas Euro 5+, equilibrando desempenho em estrada e controle em terrenos técnicos.

O conjunto inclui câmbio de seis marchas, embreagem assistida e deslizante, além de pacote eletrônico com Triumph Shift Assist, painel TFT colorido de 7 polegadas com conectividade MyTriumph e diferentes modos de pilotagem — cinco na Alpine e seis na Desert, que adiciona configuração off-road avançada.
Diferenças entre Tiger 900 Alpine e Desert Edition
A Tiger 900 Alpine Edition parte de uma base mais voltada ao uso em estrada. Ela vem com suspensão Marzocchi de 180 mm na dianteira e 170 mm. Já as rodas são em liga leve e medem 19 polegadas na frente e 17 atrás. Elas calçam pneus Metzeler Tourance Next, priorizando conforto e estabilidade em viagens longas.

Já a Tiger 900 Desert Edition enfatiza a capacidade fora de estrada, adotando rodas raiadas sem câmara aro 21″/17″, pneus Bridgestone Battlax Adventure e suspensões Showa de maior curso. São 240 mm na dianteira e 230 mm na traseira, para enfrentar terrenos mais exigentes.

Entre os destaques comuns às duas versões está a inclusão, pela primeira vez em uma aventureira da marca, de um escape Akrapovič instalado de fábrica. Além disso, elas trazem barras de proteção adicionais (no motor da Alpine e no tanque da Desert) e opções de banco aquecido ou rebaixado como acessórios.

Ambas contam com freios Brembo Stylema com discos duplos de 320 mm na dianteira, ABS otimizado em curvas e tanque de 20 litros, mantendo a proposta de aventura de média cilindrada com forte equilíbrio entre desempenho e autonomia.