Triumph-TE-1-1
Notícias

Triumph TE-1 carrega em 20 minutos e entrega 177 cv

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/07/2022
  • Por: Willian Teixeira

A Triumph anunciou na última terça-feira (12) a conclusão oficial do projeto TE-1, protótipo que pode dar origem à primeira moto elétrica da fabricante inglesa. Segundo o comunicado oficial, os resultados foram surpreendentes e superaram as expectativas iniciais.

A TE-1 tem autonomia para rodar 161 km com uma única recarga na bateria, desempenho que, segundo a Triumph, é superior a concorrentes que já estão no mercado. Ela ainda pode ser carregada de 0 a 80% em apenas 20 minutos, alcança potência máxima de 177 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.

A Triumph destaca que a frenagem regenerativa foi implementada com sucesso, com escopo para otimização adicional, bem como maiores eficiências na unidade geradora do motor e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a autonomia para o futuro das motocicletas elétricas Triumph.

Outro ponto positivo está na relação peso-potência, visto que ela pesa apenas 220 kg, ou seja, é até 25% mais leve do que as elétricas similares atualmente disponíveis no mercado. O protótipo TE-1 não é silencioso, pois ele tem um som exclusivo desenvolvido pela Triumph que aumenta sua intensidade de acordo com a performance da moto.

LEIA MAIS:
Alrendo TS Bravo, a elétrica chinesa que deve desembarcar na Europa
Triumph Bonneville T120: simplesmente clássica!
Ducati revela detalhes do protótipo elétrico da MotoE

Segundo a Triumph, a ergonomia, geometria e a distribuição de peso do protótipo TE-1 são semelhantes as da Speed Triple, enquanto a escala e o impacto visual é o mesmo da Street Triple.

Triumph TE-1 – Quem testou, gostou!

Campeão da Daytona 200, o piloto Brandon Paasch participou da fase final de testes da TE-1, tanto na etapa de avaliação de desempenho do motor quanto na configuração final do protótipo, fase que inclui testes em pistas.

Paasch destaca que a resposta do acelerador é incrível: “É muito forte, e quando você toca o acelerador pela primeira vez é potência instantânea, que é obviamente o que eu amo como um motociclista – eu amo quando há um super torque que se mostra imediatamente, então para mim foi uma experiência realmente impressionante”, disse Brandon. “Eu tenho que ajustar essa coisa de zero a 100% do acelerador e é inacreditavelmente rápido, o arranque é uma loucura”, complementa o piloto.

Conclusão do Projeto TE-1

A colaboração entre Triumph, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e WMG (Universidade de Warwick), financiada pelo Office for Zero Emission Vehicles através da Innovate UK, foi criada para promover desenvolvimentos inovadores em engenharia de motocicletas elétricas com tecnologia integrada inovadora. O extenso programa de testes ao vivo, que envolveu inúmeras avaliações do desempenho da moto na estrada e na pista forneceu uma direção vital para a configuração final e calibração do protótipo TE-1, que agora cumpriu todos os seus objetivos e metas.

Para o CPO da Triumph Motorcycles, Steve Sargent, o protótipo conseguiu extrair reações extremamente positivas de motociclistas de todo o mundo. Segundo o executivo, é a primeira vez que eles estão vendo uma motocicleta elétrica como algo realmente desejável. 

“Sendo o primeiro passo em nossa jornada para o desenvolvimento de nossa abordagem futura à tecnologia de trem de força elétrico, o protótipo TE-1 e os resultados incríveis alcançados em seu programa de testes intensivos forneceram insights e capacidades cruciais que, em última análise, guiarão nosso desenvolvimento futuro. Claro, a motocicleta de produção final não será exatamente o que você vê aqui hoje, mas tenha certeza de que os modelos que desenvolveremos abrangerão todos os seus aprendizados e seu emocionante espírito dinâmico”, finaliza Sargent.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado