A Triumph anunciou planos de transferir toda a sua produção da Inglaterra para a unidade de Chonburi, na Tailândia, de acordo com informações de diversos sites internacionais. Com essa decisão, os modelos Speed Triple e Tiger 1200 devem se juntar ao restante do line-up da fabricante inglesa que já é produzido no país asiático. Continuam sendo feitos em Hinckley apenas os modelos da Triumph Factory Custom: Bobber TFC, Thruxton TFC e Rocket TFC.
Veja também:
Dafra antecipa lançamento do scooter HD 300
Honda CB 500F e CB 500X diminuem similaridades
Novas Triumph Tiger 900 GT Pro e Rally Pro são lançadas
Tal movimento acontece algumas semanas após o anúncio da parceria envolvendo a fabricante inglesa e a indiana Bajaj, que prevê o lançamento de novos modelos de baixa e média cilindrada para diversos mercados. Além de continuar com a produção das motos da Triumph Factory Custom, que gira em torno de 4.500 unidades por ano, a planta de Hinckley se tornará um centro de desenvolvimento e pesquisa da marca.
Fábrica da Triumph em Manaus alcança marca de 30 mil motos montadas
Inaugurada em outubro de 2012, a fábrica da Triumph em Manaus atingiu, no início de fevereiro, a marca de 30 mil motocicletas montadas. A planta iniciou suas atividades com apenas três modelos (Bonneville T100, Speed Triple e Tiger 800XC), e atualmente é responsável pela montagem de 20 modelos, ou seja, 100% das motocicletas da fabricante inglesa comercializadas no país. De acordo com a marca, com os lançamentos previstos para este ano, 24 modelos serão montados em Manaus até dezembro de 2020.
“Este resultado demonstra o quanto a Triumph aposta no Brasil a médio e longo prazo. Continuamos investindo para produzir motocicletas que sempre superam as expectativas dos nossos clientes”, afirma Renato Fabrini, General Manager da subsidiária brasileira da Triumph Motorcycles.
“Em 2020, nossa meta é montar mais de 6.000 motos em Manaus, volume que será um novo recorde de produção para a unidade”, afirma Leandro Oliveira, Gerente da Fábrica da Triumph no Brasil e responsável pela sua implantação. No ano passado, foram montadas 5.230 motos lá.
A unidade brasileira da Triumph tem capacidade para produzir cerca de 8.000 motos por ano. Atualmente são montadas por dia 35 motocicletas na fábrica, número cinco vezes maior do que o que era montado em 2012, ano de inauguração da planta. A fábrica já recebeu, desde sua inauguração, cerca de US$ 13 milhões em investimentos.
Em 2015 a unidade passou por uma expansão em sua área construída, que foi de 1.850 m² para 3.000 m². O número de funcionários também vem crescendo ano a ano, passando de 19 trabalhadores em 2012 para os atuais 62 colaboradores. Com isso, a capacidade produtiva da linha também foi significativamente ampliada, saltando das 5.000 motocicletas iniciais para as 8.000 unidades por ano hoje em dia.