A Triumph acaba de anunciar uma prorrogação em seu contrato de fornecimento de motores para a Moto2. A classe de acesso para a MotoGP usa os propulsores de três cilindros da marca inglesa desde 2019, e com a extensão dessa parceria, oficializada durante as coletivas para o GP da Inglaterra, contará com eles até 2029.
Vale destacar que a naked Street Triple 765, modelo que desembarca no Brasil agora no segundo semestre, está equipada com este motor.
Neste anúncio a Triumph também informou que uma nova caixa de câmbio para corridas será desenvolvida, e sua utilização deve começar na temporada 2025. Atualmente as máquinas da Moto2 contam com a mesma configuração das motos de rua – primeira, neutra, segunda e assim por diante, e isso faz com que os pilotos acionem o neutro indevidamente. Com a modificação, o neutro será colocado na parte inferior da transmissão, e seu acionamento ocorrerá somente quando o piloto realmente precisar desta marcha.
LEIA MAIS:
- Yamaha assina com Álex Rins para MotoGP 2024
- Royal Enfield pode ter cruiser em sua nova família 450
- Veja as 20 motos mais emplacadas em julho
“A nova caixa de câmbio de corrida fará uma grande diferença nos resultados que os pilotos podem alcançar na pista. Antes disso, nossa equipe de engenharia já está testando e desenvolvendo melhorias na seleção de marchas, testando peças após as rodadas da Moto2 deste ano”, destaca Steve Sargent, CPO da Triumph Motorcycles.
Carlos Ezpeleta, diretor esportivo da Dorna (empresa organizadora do Mundial de Motovelocidade), celebrou os cinco primeiros anos de parceria com a Triumph e a extensão do compromisso da marca inglesa com a Moto2.
“Nossos cinco primeiros anos revelaram-se um verdadeiro sucesso, com grandes corridas, pilotos alcançando recordes da Moto2 e uma confiabilidade impressionante desde o início. Queriamos essa colaboração para ajudar a definir esse passo entre a Moto3 e a MotoGP, e acho que a Triumph conseguiu exatamente isso. Estamos muito felizes sobre a forma como a parceria está evoluindo, com mais inovação e desenvolvimento, e estamos prontos para mais cinco anos emocionantes juntos”, conclui o dirigente.
Após as férias do meio do ano, o Mundial de Motovelocidade retorna neste final de semana com o GP da Inglaterra, em Silverstone. E você confere a cobertura completa das provas de MotoGP, Moto2, Moto3 e MotoE em RACING Online.