Toprak Razgatlioglu fez história mais uma vez no Mundial de Superbike. O piloto turco da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK garantiu neste domingo (19) o tricampeonato da categoria, ao terminar em terceiro lugar na corrida 2 da etapa final em Jerez de la Frontera, na Espanha.
Com 616 pontos somados na temporada, “El Turco” superou o italiano Nicolò Bulega (Ducati) por 13 pontos e confirmou o título de 2025. Este é o o segundo consecutivo com a BMW e o terceiro de sua carreira no WorldSBK (2021, 2024 e 2025).

Da irregularidade ao domínio: a virada na temporada 2025
A conquista encerra uma campanha marcada por viradas e domínio absoluto na segunda metade do campeonato. Depois de um início irregular, resultado de ajustes na BMW M 1000 RR devido a mudanças no regulamento, Razgatlioglu reagiu em grande estilo.
A partir de junho, o turco engatou uma sequência impressionante de vitórias, vencendo todas as corridas nos circuitos de Misano, Donington Park, Balaton Park e Magny-Cours. Com quatro hat-tricks consecutivos, o turco assumiu a liderança do campeonato.

Em MotorLand Aragón, Toprak ainda igualou seu próprio recorde de 13 vitórias seguidas, repetindo o feito de 2024 e consolidando o domínio da BMW no WorldSBK. A performance consistente até o fim da temporada garantiu a coroação em Jerez, onde o turco celebrou o tricampeonato com mais um pódio.

A etapa espanhola também marcou despedidas importantes. Michael van der Mark completou seu último fim de semana como piloto titular da BMW após cinco temporadas. Agora o holandês integrará o time de testes da marca para 2026. Contudo, o futuro da equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK já está traçado. Em 2026 o português Miguel Oliveira assume o posto de Toprak e dividirá os boxes com o italiano Danilo Petrucci.

Próximo passo de Toprak Razgatlioglu: MotoGP com a Pramac
Razgatlioglu, por sua vez, parte para um novo desafio. Em 2026, o campeão turco fará sua estreia na MotoGP correndo de Yamaha com a equipe Pramac Racing. Vamos acompanhar e ver se o piloto repetirá na classe rainha da motovelocidade mundial o mesmo sucesso que teve no WorldSBK.