O SYM TTLBT não é apenas um novo modelo; ela é a materialização de um novo segmento na indústria de duas rodas. Apresentado no EICMA 2025, este maxi scooter bicilíndrico é a prova de que a engenharia pode, sim, mesclar o conforto e a praticidade do scooter com a capacidade de turismo de uma motocicleta Grand Tourer. A SYM quebra o paradigma com um veículo que não apenas borra as linhas entre categorias, mas as apaga completamente.

Ao primeiro olhar, o TTLBT impressiona pelo seu porte. Com um grande escudo frontal repleto de tecnologia de iluminação e um design que integra perfeitamente um par de maletas laterais de série, a máquina imediatamente lembra as clássicas motos touring. Para o motociclista veterano, a referência à Honda Pacific Coast PC800 de 1989 é nostálgica e clara, mas a SYM eleva o conceito ao patamar da tecnologia do século XXI.

Engenharia compartilhada e motor competente
A SYM constrói sua base de sucesso aproveitando a solidez da plataforma Maxsym TL 508. O TTLBT utiliza o mesmo chassi, quadro e motor: um bicilíndrico 4T de 508 cm³, DOHC de 8 válvulas e refrigeração líquida, que entrega 45,5 cv de potência. Embora não sejam números de superesportiva, essa potência é mais que adequada para mover o grande scooter com facilidade em tráfego intenso e mantê-lo em ritmo de cruzeiro na estrada, com a confiabilidade da transmissão final por corrente.

O design, embora imponente, mantém a essência do scooter. Apesar do grande túnel central exigir um esforço para montar na porção traseira, o veículo conserva as proporções gerenciáveis da TL 508. As rodas são de 15 polegadas com pneus 120/70 dianteiro e 160/60 traseiro, apoiada por uma suspensão de alto nível, composta por garfo invertido de 41 mm e monoamortecedor traseiro lateral multi-link.
Capacidade de carga que quebra recordes
O fator mais disruptivo do TTLBT é a sua capacidade de carga. O maxiscooter estabelece um recorde no segmento ao oferecer malas laterais integradas de série, algo inédito.
A capacidade total é surpreendente:
- Sob o assento: 37 litros.
- Maletas laterais de série: 14,4 litros + 13,6 litros.
- Capacidade total padrão: 65 litros.
Se o piloto optar por adicionar um top case de 35 litros no bagageiro traseiro, a capacidade total atinge incríveis 100 litros. A SYM utiliza esse número como um trunfo de marketing: o TTLBT oferece mais volume de bagagem que a super-tourer BMW R 1300 RT (cujas malas e top case de fábrica somam 94 litros). Essa capacidade não só atende à viagem séria, mas também transforma o deslocamento diário em um luxo logístico.

Segurança e tecnologia premium
O TTLBT não economiza em eletrônica, integrando sistemas que elevam a segurança ao nível das motocicletas premium:
- IMU BOSCH 9.3 MSC: a inclusão da IMU (Unidade de Medição Inercial) é fundamental. Ela alimenta o sistema BOSCH 9.3 MSC (Controle de Estabilidade), permitindo recursos vitais: Controle de Tração e ABS Sensível à Inclinação (ABS em Curva). Isso garante que a frenagem seja corrigida mesmo com a scooter inclinada, um salto de segurança para a categoria.
- Faróis Adaptativos: graças à IMU, os faróis são adaptativos para curvas, iluminando o interior da estrada quando a scooter se inclina, um gadget de luxo que reforça a segurança na pilotagem noturna.
O conforto é complementado por uma tela TFT colorida de 7 polegadas com Apple CarPlay, para-brisa com ajuste elétrico em altura, manoplas aquecidas e conveniências como controle de cruzeiro e partida remota sem chave (keyless) com abertura remota do assento.

O SYM TTLBT inaugura uma nova era. É um veículo que entrega luxo, segurança de motocicleta premium e capacidade de carga recorde, pronto para ir “até o fim do mundo, ou para ir trabalhar”. A ausência de preço e data de venda apenas aumenta a expectativa por esta que é, inegavelmente, a Grand Tourer do futuro.