A frota do Departamento de Trânsito do Distrito Federal acaba de ganhar reforço com a chegada de 32 motocicletas Suzuki V-Strom 650XT. A entrega foi realizada nesta semana, em Brasília, pela Suzuki Motos do Brasil, representada pela concessionária Nova Suzuki, e teve participação da vice-governadora Celina Leão.
Reconhecida pela robustez e versatilidade, a big trail foi escolhida para integrar as operações diárias de fiscalização e atendimento do órgão. Segundo a diretora executiva da Suzuki Brasil, Fernanda Toledo, a decisão evidencia a confiança de instituições públicas em um modelo preparado para demandas que exigem alto desempenho e confiabilidade no uso contínuo.

Como é a Suzuki V-Strom 650XT
A big trail da Suzuki é equipada com o já conhecido motor V-Twin de 645 cm³. Ele é capaz de entregar 71 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 6,32 kgf.m de torque a 6.500 giros. O conjunto trabalha em parceria com um câmbio de seis velocidades e transmissão final por corrente, solução que privilegia robustez e confiabilidade no uso contínuo.
A V-Strom 650XT utiliza chassi de alumínio, combinado a garfo telescópico na dianteira e suspensão traseira monoshock com ajuste de pré-carga. Na eletrônica, a moto traz controle de tração, sistema de partida rápida e assistente de baixa rotação. As rodas são de 19 polegadas na frente e 17 atrás, com freios a disco duplo de 310 mm na dianteira e disco simples de 260 mm na traseira.

O preço público sugerido da Suzuki V-Strom 650XT é de R$ 57.990, valor sem frete. Ela está disponível em três cores:
- Champion Yellow Nº2 (combinação que mescla tons de amarelo, azul e preto)
- Glass Sparkle Black (preto com detalhes em dourado)
- Pearl Vigor Blue / Pearl Brilliant White (branco com detalhes em azul e preto)
Reforço à modernização da frota
De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Antônio Bellini, a renovação da frota terá impacto direto no trabalho dos agentes e no atendimento à população. Ao todo, foram entregues 167 novas viaturas destinadas à fiscalização de trânsito, incluindo automóveis, caminhonetes, caminhões, vans e as motocicletas da Suzuki.

Bellini destacou que, no caso específico das motos, a mobilidade garante respostas mais rápidas às ocorrências do dia a dia, ampliando a eficiência das ações nas vias do Distrito Federal.
Histórico de fornecimento da Suzuki para forças de segurança
Fernanda Toledo lembrou ainda que a Suzuki já participou recentemente de outro processo de renovação de frota pública. Ano passado a fabricante entregou 129 unidades da naked GSX-S1000 à Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), vinculada ao BOPE da Polícia Militar do Paraná.
O novo fornecimento ao Detran-DF reforça a presença da marca em operações institucionais e evidencia o uso crescente de motocicletas de maior porte em atividades de fiscalização e segurança viária.