Na última semana, os Estados Unidos realizaram seu próprio salão de motociclietas, o AIMExpo, que aconteceu entre os dias 11 e 14 em Las Vegas. Voltado para o mercado local, o evento reprisou aparições de modelos como a Indian FTR 1200, mas trouxe uma novidade interessante: a pequena esportiva GSX-R150, da Suzuki.
Com linhas bastante semelhantes aos modelos maiores da família GSX-R, incluindo até a roupagem azul da equipe oficial na MotoGP, a moto é feita com base no modelo de 125 cm³ que a marca japonesa disponibiliza no mercado europeu e foi feita, principalmente, para os pilotos que estão dando seus primeiros passos ao guidão.
Veja também:
Suzuki revela nova Katana no Intermot
Suzuki pode usar Haojue para lançar GSX-S300
Suzuki dá a carta para quem comprar moto na Itália
O propulsor é um monocilíndrico DOHC de arrefecimento líquido de 147 cm³. A potência e o torque não foram declarados, mas não devem ser muito maiores do que os 15 cv a 10 000 rpm e o 1,15 kgf.m a 8 000 giro da 125 europeia. O modelo ainda conta com câmbio de seis velocidades, freios ABS, painel digital e o peso cheio é de 130 kg, segundo a marca.
A estratégia com a Suzuki com a pequena GSX-R150 é a mesma que a levou a apresentar a trail V-Strom 250 no mesmo salão ano passado: sentir a temperatura do mercado. De acordo com sites especializados norte-americanos, a moto só será vendida no País se a resposta do público for boa, por conta dos custos de homologação.
A Suzuki já disponibiliza uma esportiva de pequeno porte nos EUA, a GSX 250R, que também traz design inspirado nas superbikes maiores da marca, mas uma posição de pilotagem mais confortável do que essa moto de 150 cm³, com guidão mais alto. Por enquanto, ainda é cedo para saber se a marca vai manter as duas motos por lá e até a decisão sobre vender ou não a GSX-R150 pode demorar. Afinal, nem a Suzuki V-Strom 250 entrou no line-up norte-americano ainda.