Com o lançamento da Hayabusa 1300 R, em 1997, a Suzuki ultrapassou a mítica barreira dos 300 km/h com uma motocicleta definida como hiper esportiva de turismo, pronta para proporcionar alto desempenho com muito conforto para enfrentar longas jornadas, sem esquecer das aptidões esportivas. A Casa de Hamamatsu pretendia quebrar a hegemonia da Casa de Akashi, que até então era detentora do recorde de velocidade máxima com uma motocicleta de produção em série, a Kawasaki Ninja ZX-11, que chegava a 295 km/h. E a Suzuki teve sucesso em sua missão.
O universo motociclístico ficou em choque com os números alcançados pela Hayabusa 1300 R. Desde então ela tornou-se a referência quando o assunto é alcançar os 300 km/h de velocidade final. E com a quebra do recorde da Kawasaki ela ficou na mira, passando a ser a motocicleta de produção em série a ser batida.
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Falando em números, a Suzuki Hayabusa 1300 R tem um motor de quatro cilindros em linha de 1.300 cm³ capaz de entregar 190 cavalos de potência e 14 kgf.m de torque a 10.200 rpm. O peso do conjunto à seco é de 215 kg e ela arranca de zero a 100 km/h em menos de três segundos. Conforme os dados aferidos pelo Guinness Book, a Hayabusa 1300 R atinge 135 km/h em primeira marcha, 185 km/h em segunda, 230 km/h em terceira, 275 km/h em quarta, 305 km/h em quinta marcha e, na sexta e última marcha, ela alcança impressionantes 317 km/h. Ainda hoje, apenas duas motos foram capazes de superá-la de forma oficial, a Ducati Panigale V4 e a Kawasaki H2.
Em 2008, a Hayabusa sofreu as primeiras alterações, com o motor passando para 1.340 cm³, chegando a 197 cavalos. Uma alteração importantíssima já que a Kawasaki lançou a ZX-12 e a ZX-14, ambas idealizadas para manter a hegemonia da Kawasaki como rainha das estradas.
A ZX-12 era uma super esportiva, muito leve e potente, radical demais e para poucos pilotos mais atrevidos. A ZX-14 era uma super esportiva de turismo mais semelhante à Hayabusa 1340 R, mas o visual anabolizado causava tanta estranheza quanto o da Hayabusa.
O mundo já não vibrava da mesma maneira com a alta velocidade. Um desinteresse que em parte, também afetou os construtores, tanto que os fabricantes japoneses fizeram um acordo de cavalheiros e decidiram limitar eletronicamente a velocidade máxima de seus modelos a 300 km/h, nem que fosse de velocímetro, porque o motor continuava a subir de rotação, então essa medida foi tomada para sossegar os ânimos dos políticos que defendiam restrições mais severas, relacionadas a alta potência dos motores. Essa decisão pôs fim à guerra pelas altas velocidades até aos dias de hoje.
A Suzuki Hayabusa 1340 R tem um desempenho excelente, muita estabilidade em retas e curvas e uma sensação de confiança incrível. Por isso ela é adorada, não só pelos motociclistas, mas também pelos preparadores, pois seu motor tem fama de inquebrável e quase indestrutível, sendo perfeito para a instalação de kits de aumento de potência que em alguns casos, ultrapassam os 500 cavalos de potência.
Mick Ellis, da BDR Peformance, é um dos aficionados por motocicletas preparadas e resolveu criar, uma Hayabusa turbo com 650 cavalos de potência, capaz de alcançar o recorde mundial de velocidade de 264,1 milhas por hora, ou 422,5 km/h.
Construída em torno de uma Suzuki Hayabusa de primeira geração de 1.300 cm³, a moto apresenta diversas alterações e atualizações no chassi e no motor, especialmente uma turbina Garret GT35, para sobre alimentar a usina de quatro cilindros. Novos pistões, novas bielas, retrabalho no cabeçote, novos bicos injetores de alta vazão e baixa impedância, nova caixa de câmbio reforçada e nova geometria do chassi adequaram o conjunto para superar os recordes. A frente foi rebaixada e a balança foi alongada para aproveitar toda a potência disponível, melhorar a tração e a estabilidade e evitar que a roda dianteira levante.
Ellis levou dois anos para concluir os trabalhos, mas o esforço valeu a pena, pois, sua esposa, superou o recorde de velocidade. Sim, sua esposa, Becci Ellis, conseguiu atingir 425 km/h em 2014 e depois em 2018 ela tentou novamente bater seu próprio recorde, mas sofreu um grave acidente. A motocicleta foi reconstruída e agora o casal a coloca à venda pelo preço de 35.000 Euros. Basta fazer um contato pelo Facebook. Por enquanto, não tivemos notícias sobre um novo dono desta diaba do asfalto.