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Suzuki GSX-R1000 40º aniversário ganha motor redesenhado de 195 cv e winglets de carbono

  • Publicado: 17/11/2025
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Este ano marca o 40º aniversário da primeira GSX-R750, um legado que se traduz em mais de 1,2 milhão de unidades produzidas e 20 títulos mundiais em categorias como o Campeonato Mundial de Endurance. Para celebrar e solidificar seu lugar na vanguarda do superesporte, a Suzuki anunciou o aguardado renascimento das GSX-R1000 e GSX-R1000R, confirmando o fim de um hiato que durou desde o final de 2021. Ela chega com o slogan “SERIOUS FUN” (Diversão SÉRIA) evocando a imagem de uma máquina feita para o circuito.

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Suzuki GSX-R1000 40º aniversário – foto: Divulgação

Motor redesenhado e mais durável

O comprovado motor de quatro cilindros em linha e 1.000 cm³ foi completamente reformulado internamente para cumprir as mais rigorosas regulamentações de emissões sem comprometer o alto desempenho. A Suzuki revisou quase todas as peças principais, incluindo injetores, cabeçotes, comandos de válvulas, válvulas, pistões forjados e virabrequim.

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Suzuki GSX-R1000 40º aniversário – foto: Divulgação

Destaques da Engenharia do Motor:

  • Virabrequim e Durabilidade: O virabrequim foi engrossado para maior durabilidade contra cargas severas, refletindo o uso em ambientes de alta exigência, como as corridas de resistência (Endurance).
  • Taxa de Compressão: A taxa de compressão foi aumentada de 13,2:1 para 13,8:1, otimizando a eficiência.
  • Potência e Emissões: A potência máxima convencional foi reduzida de 202 cv (modelo anterior) para 195 cv no novo modelo, um resultado direto do cumprimento das normas de emissões mais rigorosas. No entanto, espera-se que o desempenho real de aceleração e a banda de torque sejam aprimorados, assim como visto em outros modelos da Suzuki.
  • SR-VVT Aprimorado: O VVT mecânico (Variable Valve Timing) exclusivo da Suzuki, acionado por força centrífuga, continua a ser utilizado. Contudo, a curva de levantamento foi alterada para reduzir a sobreposição do comando de válvulas (mantendo o levantamento máximo), visando melhorar a eficiência de enchimento e a resposta em baixas rotações.
  • Admissão e Escape: O diâmetro dos corpos de aceleração foram ampliados de 46 mm para 48 mm. O novo sistema de escapamento, revisto para acomodar a nova posição dos catalisadores, apresenta um silenciador mais fino e clean.

Eletrônica avançada (S.I.R.S.) e bateria de Íon-Lítio

A nova GSX-R1000/R incorpora o mais recente sistema eletrônico de controle da Suzuki, o S.I.R.S. (Suzuki Intelligent Ride System). Este sistema utiliza uma Unidade de Medição Inercial (IMU) que detecta aceleração e rotação em três direções, permitindo o controle preciso do torque e da postura do veículo.

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Suzuki GSX-R1000 40º aniversário – foto: Divulgação

O pacote eletrônico inclui o “Smart TLR System”, que integra o Controle de Tração e um limitador de elevação que suprime a sustentação da roda dianteira durante acelerações bruscas. O acelerador eletrônico, o Quickshifter bidirecional, o Motion Track Brake System (ABS em curvas) e a assistência em baixas rotações permanecem.

Um detalhe notável é a adoção de uma bateria de íon-lítio leve (fabricada pela Elie Power), uma tecnologia usada na máquina Suzuki CN Challenge que participou das 8 Horas de Suzuka em 2024.

Aerodinâmica de corrida: Winglets de Carbono

O body kit mantém o chassi de alumínio leve e compacto de viga dupla, mas as principais novidades aerodinâmicas estão no retorno da Suzuki às corridas.

  • Winglets de Carbono: As asas aerodinâmicas são idênticas às usadas nas máquinas de corrida Suzuki CN Challenge. Elas geram downforce para melhorar a estabilidade em alta velocidade e suprimem a elevação frontal, garantindo uma aceleração mais suave e controlada. A Suzuki indica que esses winglets serão vendidos instalados em algumas áreas e serão uma opção na especificação japonesa (e provavelmente no Brasil).
  • Edição de Aniversário: Para comemorar o marco, a nova GSX-R1000/R apresenta gráficos e emblemas do 40º aniversário nas laterais e no topo do tanque, além do logotipo “GSX-R” nos bancos e escapamentos, honrando o lendário esquema de cores azul, branco e vermelho.

Com estas atualizações focadas na durabilidade, eficiência e segurança ativa, a Suzuki GSX-R1000 2026 está posicionada para ser uma concorrente formidável no disputado segmento das Superbike.

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