A Suzuki anunciou oficialmente a descontinuação da esportiva GSX-R 1000 no Japão e na Europa. Assim sendo, será o fim de uma era. A comunicação veio logo após a vitória de Alex Rins no final da temporada 2022 da MotoGP, em Valência.
Dessa forma, a extinção da GSX-R 1000 foi anunciada, depois da fábrica de Hamamatsu dar por encerradas as suas atividades no esporte a motor, incluindo o MotoGP e o Mundial de Resistência, para buscar outros objetivos não orientados para o desempenho.
Fim da Suzuki GSX-R 1000: tristeza para os fãs
Apesar da triste notícia, a GSX-R 1000 de fato continuará à venda em poucos mercados, inclusive na América do Norte e nas Filipinas. No entanto, é de se esperar que uma decisão semelhante venha a ocorrer em breve nessas regiões.
Conforme citamos anteriormente, o fator mais significativo em jogo para a decisão da descontinuação da Suzuki GSX-R 1000 é o rigoroso padrão de emissões vigente no Japão.
Desse modo, talvez a Suzuki não tenha considerado adequado atualizar o modelo, apesar da empresa já ter concebido novas versões da Katana, assim como a Hayabusa, GSX-S 1000, GSX-S 1000 GT e a V-Strom 1050.
Acima de tudo, informações vindas dos colegas de imprensas japoneses indicam que um documento registrado em agosto afirma que a marca já está trabalhando em um novo motor de alta performance para a GSX de última geração. É esperar para ver!
E você, ficou chateado com o encerramento da produção da motocicleta? Deixe sua opinião nos comentários!