Após fazer mistério com o lançamento de um hotsite, a Suzuki removeu os véus das novas GSX-8T e GSX-8TT. Feitas sob a plataforma da atual linha 800, elas representam a estreia da Casa de Hamamatsu no segmento das clássicas modernas, misturando design retrô com o que há de mais atual em termos de tecnologia e performance.
Desenvolvidas por uma colaboração entre designers no Japão e na Itália, cada modelo traz sua própria homenagem ao passado. A GSX-8T busca inspiração nas motos dos anos 1960 e 1970, como a icônica T500. Já a GSX-8TT remete às máquinas carenadas da época, como a lendária superbike Yoshimura GS1000 AMA.

Mais detalhes sobre as clássicas da Suzuki
Antes de mais nada, ambas são movidas pelo motor de dois cilindros paralelo da Suzuki com comando duplo de válvulas no cabeçote (DOHC), 776 cm³ de capacidade e virabrequim a 270º, conferindo alta capacidade de tração e potência desde as baixas rotações.

Este motor é o que alimenta a família 800 da Suzuki, empurrando modelos como V-Strom 800, GSX-8R e GSX-8S. Ele está alojado em um chassi de aço de dupla viga com um subquadro separado, garantindo rigidez e leveza.

A suspensão KYB equipa as duas motocicletas, com garfos invertidos dourados na 8T e pretos na 8TT, complementados por um amortecedor traseiro. O sistema de freios Nissin oferece segurança e precisão: discos duplos de 310 mm na frente com pinças radiais, e um disco único de 240 mm na traseira.

Eletrônica
O pacote eletrônico das novas Suzuki traz o que há de mais atual: controle de tração, múltiplos modos de potência, quickshifter bidirecional, iluminação full-LED e uma tela TFT colorida. A autonomia é garantida por um tanque de 16 litros em ambos os modelos.

Para reforçar a proposta retrô, o assento no estilo ‘tuck and roll’, o guidão e os retrovisores nas pontas do guidão foram cuidadosamente escolhidos. Embora ambas as clássicas Suzuki ostentem um farol redondo, a GSX-8TT se diferencia por sua carenagem clássica que envolve o farol, evocando o visual das motos de corrida do passado.
Cores, preço e disponibilidade das Suzuki GSX-8T e GSX-8TT
A GSX-8T estará disponível em três opções de cores: Candy Burnt Gold, Metallic Matt Steel Green ou Metallic Matt Black. Todas elas contam com assento preto, protetor de radiador com acabamento escovado, bengalas douradas e rodas pretas.
Já a GSX-8TT oferece duas combinações distintas: Glass Sparkle Black com rodas vermelhas e grafismos em vermelho e dourado; e Pearl Matt Shadow Green com rodas douradas e listras em dourado e bronze.
No Reino Unido, os preços sugeridos para a Suzuki GSX-8T partem de £9.599, enquanto a GSX-8TT chega a £9.999. Convertendo para a moeda brasileira, esses valores ficam na faixa dos R$ 73 mil, sem considerar impostos e despesas adicionais. Contudo, vale destacar que as motocicletas chegarão às concessionárias europeias nas próximas semanas.

Por fim, até o momento a J. Toledo, representante da Suzuki no Brasil, ainda não se manifestou sobre a disponibilidade dos modelos em nosso mercado. Em nossa redação a expectativa é grande para que essas belezas cheguem logo!