O mercado de motocicletas está prestes a receber novidades empolgantes da Suzuki. Fontes quentes (e oficiais) indicam que a marca japonesa está se preparando para expandir sua aclamada plataforma de 776 cm³ com dois modelos inéditos para 2026: as Suzuki GSX-8T e GSX-8TT. Tudo aponta para a chegada de duas novas motos de turismo esportivo de peso médio, prometendo inovar no segmento.

A confirmação veio através de uma atualização na documentação do California Air Resources Board (CARB). Este órgão, que regula as emissões de veículos, certificou os dois novos modelos ao lado de motos já conhecidas da linha 800, como a esportiva GSX-8R, a naked GSX-8S e as aventureiras V-Strom 800 e 800 Touring. A Suzuki havia recebido a certificação original para seu motor bicilíndrico de 776 cm³ em março, mas uma atualização datada de 6 de junho adicionou explicitamente os códigos GSX-8T e GSX-8TT.
O que esperar das novas “T” e “TT”
Ainda que as certificações não revelem muitos detalhes além dos nomes, elas confirmam que o motor das novas T e TT manterá as mesmas características de emissão dos modelos 2025. Isso sugere que o motor de 776 cm³ entregará os já conhecidos 83 cv a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque a 6.800 rpm.
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É uma aposta segura que a GSX-8T será uma Sport Touring dedicada, uma adição mais que bem-vinda à linha da Suzuki. Ela se encaixaria perfeitamente como uma opção de turismo esportivo de peso médio, posicionada abaixo da Suzuki GSX-S1000GT+, que já faz sucesso com sua combinação de performance e conforto para longas viagens. Considerando que a GSX-8R já foi elogiada por sua capacidade de ser uma “moto esportiva confortável para o dia todo”, não deve ser difícil para a Suzuki desenvolver uma versão touring que mantenha essas qualidades.

A diferença entre a “T” e a “TT”: versões premium a caminho
O grande mistério que a documentação não desvenda é o que exatamente diferenciará a GSX-8TT da GSX-8T. A suposição mais lógica é que o modelo “double-T” traga consigo um pacote de recursos mais premium. Isso poderia incluir itens como bagageiro e malas laterais de série, um para-brisa com maior capacidade de ajuste ou mais alto, ou até mesmo tecnologias adicionais. Essa estratégia de diferenciação entre uma versão básica e uma “Plus” ou “Touring” já é vista em outros modelos da marca, como as variações da GSX-S1000GT e GSX-S1000GX em alguns mercados.
Com o mercado brasileiro sempre de olho nas novidades que aliam conforto, desempenho e tecnologia para as viagens, a chegada dessas Sport Touring de peso médio pode ser um divisor de águas para a Suzuki por aqui. Teremos mais clareza sobre os detalhes e as especificações da Suzuki GSX-8T e da GSX-8TT 2026 nos próximos meses. A expectativa é que ambos os modelos sejam um dos grandes destaques da vitrine da Suzuki na EICMA, em Milão, no mês de novembro. Fique ligado no Motociclismo Online para todas as atualizações!