Dona das marcas Bieffe, Fly e Peels, a Starplast anunciou na última quarta (8) que estuda alternativa sustentáveis para para substituição parcial ou total do EPS (Poliestireno Expandido) em seus capacetes.
A iniciativa tem a colaboração do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
Angel Leite, gerente de desenvolvimento de produtos da Starplast, comenta: “Esta parceria é um marco para nós na busca por soluções sustentáveis que não só respeitam o meio ambiente, mas também propõem inovações significativas para a indústria. Estamos orgulhosos de liderar este esforço em Iracemápolis e de mostrar ao mundo que é possível aliar tecnologia avançada com responsabilidade ambiental.”
LEIA MAIS:
Nova linha premium da Bieffe tem até capacete de carbono
Peels aposta em estilo e inovação em novo capacete
Locadoras de motos atingem maior frota da história em 2023
Mais detalhes sobre os capacetes sustentáveis da Starplast
O projeto busca explorar novos materiais que possam reduzir o impacto ambiental sem comprometer a eficácia e a aplicabilidade na produção de capacetes.
A Starplast, como principal investidora, destaca-se no comprometimento com a inovação e a sustentabilidade em seus processos. Entre os materiais analisados estão fibras obtidas com cascas de coco, bagaço de cana de açúcar, entre outros materiais ecologicamente corretos.
E os resultados apresentados são promissores, embora os estudos ainda estejam em fase inicial. “Na primeira fase nós testamos em laboratório o corpo de provas desses materiais, e o resultado foi bastante promissor. Agora que é a segunda fase, a de desenvolvimento, ainda vai demorar de um a dois anos para que tenhamos resultados que possam ir ao mercado”, declarou o CEO da Starplast, Osvaldo Coelho.
Vale destacar que a Starplast, em sua fábrica localizada na cidade de Iracemápolis (SP), possui um laboratório capaz de realizar testes seguindo as mais exigentes normas de segurança, atendendo a padrões de instituições nacionais e internacionais como Inmetro, DOT e ECE05, entre outros órgãos certificadores.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews