A Stark Varg, a motocicleta elétrica espanhola que revolucionou o mundo do off-road, acaba de ser atualizada para a versão 2026. Quatro anos após sua apresentação e dois anos depois de chegar ao mercado, a Stark Future, de origem sueca, lança a Stark Varg MX 1.2, uma evolução que incorpora melhorias sutis, mas vitais, para um desempenho ainda mais impressionante.

Mais autonomia e chassi aprimorado
Sem mudar sua estética minimalista e agressiva, a nova Varg se destaca por avanços internos no trem de força, chassi e eletrônica, que prometem elevar ainda mais o nível da pilotagem. A mudança mais significativa na versão 1.2 é a introdução de uma nova bateria de maior capacidade. A unidade fixa agora tem 7,2 kWh (contra os 6 kWh anteriores), proporcionando até 20% mais autonomia para o piloto.
A bateria está alojada em um chassi de magnésio com estrutura em favo de mel, que, juntamente com o novo quadro de uma liga de aço mais forte, flexível e leve, garante um peso final de apenas 118 kg. O novo material do chassi, que economiza 0,9 kg e tem o dobro da resistência do aço chromoly usual, é um dos segredos para o excelente desempenho da moto.

Tecnologia de ponta com o novo painel Arkenstone
A tecnologia embarcada sempre foi um diferencial da Stark Varg, e a versão 1.2 eleva esse patamar. A nova instrumentação é o Arkenstone, um smartphone Android de nível militar que se conecta sem fio à moto. Com ele, o piloto pode ajustar instantaneamente a entrega de potência (de 10 a 80 cv), a frenagem do motor e a sensibilidade do acelerador.
A nova função Laps usa GPS para registrar tempos de volta e permite navegar por rotas off-road. Um detalhe importante é que essa atualização de software será disponibilizada gratuitamente para todos os proprietários da primeira geração nos próximos meses.

Suspensão, freios e personalização para o piloto
Outro grande avanço está na suspensão KYB, que foi recalibrada com novas pilhas de válvulas. A Stark Varg MX 1.2 inova ao oferecer taxas de mola selecionáveis de fábrica de acordo com o peso do piloto, com intervalos de 5 kg (de 65 kg a 100 kg), um nível de personalização sem precedentes. Os freios também impressionam, com sistema Brembo e discos Galfer Wave, que podem ser operados tanto pelo pedal quanto pelo guidão.
Além disso, a Stark oferece diversas opções de personalização para o cliente, como a escolha entre pneus Dunlop MX34 ou Pirelli MX32, aro traseiro de 18 ou 19 polegadas, e até um pacote opcional de parafusos de titânio para reduzir 900 gramas do peso final.
Preço e disponibilidade
A nova Stark Varg MX 1.2 já está disponível em três cores (vermelho, branco e cinza) e em duas versões: a Standard de 60 cv, por 12.490 euros, e a Alpha de 80 cv, por 13.490 euros. Ambos os modelos vêm com uma garantia de dois anos, um diferencial que consolida a confiança da marca na qualidade de seu produto.