A Stark Future – empresa sueco-espanhola sediada em Barcelona – finalmente apresenta sua primeira motocicleta elétrica para asfalto: a Varg SM. Após o sucesso das versões MX (Motocross) e EX (Enduro), a Varg SM chega ao mercado como a supermotard elétrica mais potente do mundo, combinando leveza extrema com uma tecnologia de ponta.

Potência, Torque e Peso que Chocam
A Varg SM compartilha a base tecnológica com suas irmãs de trilha (Varg EX e MX), mas seus números são impressionantes:
- Motor: Elétrico autodesenvolvido, ancorado ao chassi e com transmissão por corrente RK.
- Torque: 91,5 kgf.m (no eixo), disponível de forma instantânea.
- Versões de Potência:
- Alpha (Full Power): 80 cv.
- Padrão: 60 cv.
- Peso Final: Apenas 124,5 kg.
Essa relação peso-potência promete uma aceleração e agilidade inigualáveis no segmento.
Só para você ter uma ideia da potência, a Husqvarna 701 SM é uma das melhores motos de supermotard e ela tem 74 cv de potência e pesa 148 kg.

Bateria e Autonomia Real
O modelo utiliza a mesma bateria de íons de lítio não removível do Varg EX, com capacidade de 7,2 kWh. A bateria é uma peça central do chassi, encapsulada em uma resistente estrutura de alumínio-magnésio tipo favo de mel.
- Carregamento: 100% da carga em apenas duas horas, utilizando o carregador de 3,3 kWh integrado.
- Autonomia Declarada: Os números são considerados bastante reais e honestos: 183 km no ciclo urbano e 81 km em média.

Ciclística de Competição
Para suportar o desempenho brutal, a Varg SM foi equipada com componentes de alta qualidade, garantindo a pilotagem de uma legítima supermotard:
Característica | Especificação |
Suspensão Dianteira | Garfo invertido KYB de 48 mm, multi-ajustável (290 mm de curso). |
Suspensão Traseira | Monoamortecedor KYB com 303 mm de curso e braço oscilante de alumínio. |
Frenagem | Dianteira: Disco Galfer Wave de 320 mm com pinça Brembo monobloco radial. Traseira: Disco de 220 mm. |
Rodas/Pneus | Aros tubeless raiados de 17″ com pneus de asfalto 120/70 (D) e 140/70 (T). |
Chassi | Estrutura de aço com subquadro de alumínio fundido. |
A altura do assento é de 935 mm, típica de motos de competição, com um assento esparso e guidão largo de duplo pé-direito.

Tecnologia Embarcada e Personalização
A instrumentação é feita por um smartphone Android robusto removível, batizado de Stark Arkenstone. O dispositivo, de nível militar, oferece conectividade, geolocalização, navegação GPS, e, crucialmente, permite o ajuste em tempo real dos parâmetros da moto: potência, frenagem do motor e níveis de regeneração.
O design segue a linha Supermotard, com carenagens inquebráveis (à prova de queda), iluminação Full LED e para-lama dianteiro elevado.

Para os pilotos mais exigentes, a marca oferece opções de personalização para redução de peso, como apoios para os pés, eixos e parafusos feitos de titânio, além da opção de instalar uma alavanca de freio traseiro no guidão, no lugar do pedal padrão.
Preços e Disponibilidade
A Stark Future Varg SM já está disponível para pré-encomenda nas cores vermelho, branco ou cinza.
Versão | Potência | Preço de Pré-encomenda |
Padrão | 60 cv | €12.990 |
Alpha | 80 cv | €13.990 |