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A Souo apresenta a nova linha S2000CT com motores de 8 cilindros tipo boxer

  • Publicado: 26/09/2025
  • 4 Minutos de leitura

A Souo é uma nova divisão de motocicletas de gigante automobilística chinesa Great Wall Motor (GWM), que está apostando todas as suas fichas na linha S2000CT, uma família de motocicletas que não esconde sua ambição de enfrentar diretamente as rainhas do segmento, nomeadamente a Honda Gold Wing e as grandes baggers da Harley-Davidson e BMW.

imagem da moto chinesa Souo LH2000 com motor de 8 cilindros
Souo LH2000 com motor de 8 cilindros – foto: Divulgação

Este projeto é notável por um único e imponente fato: o seu motor Flat-8 (oito cilindros opostos). No mundo das duas rodas, este é um território quase inédito, reservado a protótipos e, claro, à Gold Wing que utiliza um Flat-6.

O monstro de 8 cilindros

A usina da Souo S2000CT é um motor de 1.999 cm³ (arredondado para 2.000 no nome), com oito cilindros opostos tipo boxer que promete uma experiência de pilotagem suave, potente e, acima de tudo, exclusiva. O motor debita 151 cv de potência às 6.500 rpm e é acoplado a uma caixa de câmbio automática tipo DCT (Dual Clutch Transmission) de oito velocidades.

imagem do motor de 8 cilindros da Souo LH2000
Motor de 8 cilindros inovador para mostrar ao mundo – foto: Divulgação

Este conjunto de motorização e transmissão é a prova do nível de engenharia que a GWM conseguiu aplicar:

  1. Potência vs. Gold Wing: Com 151 cv, a Souo S2000 supera a potência da Honda Gold Wing (cerca de 126 cv), cumprindo a estratégia de superar a referência em números puros.
  2. Transmissão DCT de 8 Velocidades: A adoção de uma DCT com oito velocidades e marcha-atrás é um luxo de engenharia. Oito marchas oferecem um escalonamento mais fino, otimizando o consumo e garantindo que o torque massivo do Flat-8 esteja sempre disponível. A marcha-atrás, essencial para manejar motos deste porte, sublinha o foco no conforto em manobras.
  3. Vibração e Suavidade: A configuração Flat-8 (oito cilindros opostos horizontalmente) é intrinsecamente equilibrada, prometendo uma operação com vibração mínima, ideal para longas distâncias, onde o conforto é supremo.

A Gama S2000CT: Quatro Motos, Uma Missão

A Souo não está lançando um modelo, mas sim uma família completa, preparando-se para cobrir todas as necessidades do mercado cruising/bagger:

  • LH2000 3 é a cruiser base, versão mais leve e despojada e sem garupa
  • LH2000 4 é a cruiser dupla, com assento e pedaleiras de garupa
  • LH2000 5 é a bagger simples, apenas com malas rígidas
  • LH2000 6 é a topo de linha com para-brisas

O peso varia entre 404 kg e 427 kg. São motos pesadas, mas perfeitamente inseridas no segmento cruiser de luxo. A distância entre eixos de 1.810 mm é longa e imponente, sugerindo uma estabilidade de cruzeiro inigualável, essencial para o DNA de uma touring de alto luxo.

imagem Souo s2000ct com motor de 8 cilindros
Oito cilindros só para o piloto – foto: Divulgação

Engenharia disfarçada: a suspensão Hossack

Um dos aspectos técnicos mais intrigantes é o sistema de suspensão dianteira. A Souo introduziu uma solução baseada no duplo braço oscilante (tipo Hossack ou Duolever). Este tipo de suspensão separa as funções de direção e amortecimento, melhorando a estabilidade em frenagens e o conforto em impactos.

Souo LH2000 com motor de 8 cilindros
Para brigar com a Honda GL 1800 Gold Wing – foto: Divulgação

O que torna a Souo única é que ela disfarçou essa engenharia avançada sob a aparência de uma forquilha telescópica convencional. Enquanto motos como a Gold Wing utilizam um design de duplo braço oscilante aberto, a Souo usa a tecnologia para entregar desempenho avançado, mas mantendo um design familiar e, talvez, mais aceitável para o consumidor tradicional de cruiser. Esta jogada é um sinal claro da ambição da engenharia chinesa: usar tecnologia de ponta sem comprometer a estética clássica do segmento.

imagem do painel da Souo LH2000 com motor de 8 cilindros
Alta tecnologia e sofisticação – foto: Divulgação

O desafio da percepção global

A Souo e a GWM estão utilizando a S2000CT como um manifesto. Por anos, as motocicletas chinesas foram relegadas a um papel secundário no mercado ocidental, vistas como produtos de baixo custo e qualidade questionável.

Com a introdução de um motor Flat-8 de 2.000 cc, uma caixa DCT de 8 velocidades e uma suspensão sofisticada tipo Hossack, a Souo está forçando uma reavaliação desse paradigma. Eles estão provando que a China possui a capacidade de produzir motos que rivalizam com as referências mundiais em luxo, complexidade e performance.

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