De 19 a 21 de setembro de 2025, a cidade de Socorro (SP) volta a ser a capital nacional das duas rodas. O município sediará o 2º Congresso Brasileiro de Mototurismo, evento que acontece no Centro Cultural do Movimento (CCM) dentro da programação do Move Fest 2025, festival que une esporte, cultura e adrenalina.
Com o tema “Liberdade e Liberdade – a de andar de moto e a de viajar”, o encontro reunirá motociclistas de todo o país, além de marcas, autoridades e profissionais do setor para debater o futuro do turismo sobre duas rodas no Brasil.

Selo Moto Friendly e Monumento Rota Biker
Uma das grandes novidades desta edição será o lançamento oficial do Selo Moto Friendly – Socorro Destino Duas Rodas, fruto da parceria entre a cidade e a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A iniciativa busca fortalecer a infraestrutura turística voltada para motociclistas, consolidando Socorro como referência nacional.
Outro momento especial será a comemoração de um ano do Monumento Rota Biker nº 12, que se tornou ponto de encontro e parada obrigatória para viajantes sobre duas rodas. Localizado no próprio CCM, o espaço celebra a paixão, a liberdade e a cultura motociclística.

Fóruns e debates no Congresso Brasileiro de Mototurismo
A programação do Congresso inclui fóruns temáticos como o Fórum Mulheres Mototuristas, o Fórum de Boas Práticas, que celebrará os dois anos do Rota Biker, e o Fórum de Agências de Mototurismo, além de painéis com especialistas do setor.
A CBM também apresentará novidades importantes: a filiação gratuita de mototuristas com emissão da carteirinha oficial, o 1º Rally de Mototurismo e a ampliação da representatividade do Brasil, já que o diretor de Mototurismo da entidade, Teiga Jr., passou a integrar também a FIM Latin América.
Segundo Teiga Jr., “a missão agora é estruturar um calendário nacional, aproximar ainda mais os motociclistas da CBM e expandir o mototurismo brasileiro para o cenário internacional”.
Move Fest e integração cultural
O Congresso acontece em paralelo ao Move Fest 2025, que chega à sua quarta edição e promete uma programação variada com shows de rock, apresentações culturais e o Festival de Cinema de Aventura/Moto no Cine Orlandi.
Para Carlãozinho Coachman, idealizador do CCM, o evento marca um novo patamar:
“O mototurismo deixou de ser tendência para se consolidar como um dos segmentos que mais crescem no turismo brasileiro. Este Congresso é o espaço para pensarmos juntos os próximos passos desse fenômeno que une cultura, economia e paixão pelas estradas.”
Serviço: 2º Congresso Brasileiro de Mototurismo
- Local: Centro Cultural do Movimento – CCM (Praça do Amanhã, Rachid José Maluf, 83 – Socorro/SP)
- Data: 19 a 21 de setembro de 2025
- Inscrições: clique aqui e inscreva-se
Realização: Centro Cultural Movimento, Confederação Brasileira de Motociclismo e Prefeitura de Socorro
Apoio institucional: Abraciclo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
Patrocínio: Aquíssima e Ecobier