A Shineray do Brasil anunciou nesta terça-feira (21) que as motocicletas da SWM Motorcycles chegarão ao mercado brasileiro em breve. O primeiro modelo a desembarcar por aqui será a Gran Milano 500, que fez sua estreia no EICMA 2023.
O Diretor de Supply Chain da Shineray, Thomas Medeiros, explica que a motocicleta deve chegar ao Brasil para o processo de homologação entre maio e junho do ano que vem. No final deste mês, o executivo estará na China, juntamente com o diretor Luciano Menezes, para tratar dos últimos detalhes da nova estratégia comercial do grupo.
“O ano de 2024 será de testes e de processos de homologação dos primeiros modelos, pois muitas das motos que hoje temos na Europa serão customizadas para atender ao perfil do público brasileiro”, explica o executivo. A expectativa é que as vendas só ocorram um ano depois, em 2025 – as motos vão ser disponibilizadas nas lojas próprias premium da Shineray, como a Shineray Electric, e em futuras concessionárias próprias das SWM.
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Segundo Medeiros, outros modelos do line-up da SWM, como SuperDual e SWM Six, também vão passar por uma avaliação de mercado antes de serem vendidas no Brasil. O executivo reforça que a estratégia da Shineray é explorar motos de menor cilindrada, enquanto os modelos entre 300 cm³ e 1.200 cm³ virão ao mercado brasileiro através da SWM Motorcycles.
“Em nossas constantes avaliações do mercado consumidor, percebemos o aumento da procura por motos de cilindradas mais altas. A SWM Motorcycles tem motos tecnologicamente avançadas, acessíveis, com força e tradição para oferecer o melhor para o nosso público”, enfatiza Medeiros.
Como é a SWM Gran Milano 500?
Trata-se de uma das mais recentes novidades da SWM, revelada no EICMA 2023. A moto tem design ao mesmo tempo clássico e moderno, misturando o farol redondo e o painel com desenho circular a formas agressivas, comuns nas nakeds atuais. A missão de movê-la fica a cargo de um motor bicilíndrico de 494 cm³ com refrigeração líquida e transmissão convencional de seis marchas.
Segundo informações da imprensa europeia, ela usa chassi em estrutura tubular de aço, suspensão dianteira invertida KYB e traseira monoamortecida, ambas ajustáveis. Os freios levam a assinatura da J.Juan, marca do grupo Brembo, com dois discos flutuantes e pinças de quatro pistões na frente, enquanto atrás há disco único flutuante de 240 mm.
As rodas da Gran Milano 500 são em liga leve de 17 polegadas nas duas rodas, e estão calçadas com os pneus Pirelli Angel GT nas medidas 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira. Segundo a SWM, o modelo pesa de 188 kg e tem assento a apenas 790 mm do solo, características que permitem uma pilotagem fácil e ágil.
Shineray também mira veículos comerciais
Além das motos da italiana SWM, a Shineray também está de olho no nicho de veículos comerciais. Em comunicado, a empresa informa ter planos de trazer ao Brasil seu primeiro mini truck, que no exterior tem três versões – T1, T3 e T5 – com capacidade de carga de até 2,5 toneladas.