A evolução do motociclista brasileiro se encontra com vários degraus faltantes. Para começar, muitos optam pelas pequenas motos 125/ 150, evoluem e passam para as 250/ 300. Quando esse processo é concluído, o que ele faz? Passa direto para uma 600 cm³, que custa muitas vezes o dobro do preço e, se mata acelerando nas rodovias e estradas do país, por que conduzia a nova motocicleta como uma das “pequenas”. Entendeu qual é o problema? <br /><br />Um comunicado no dia 24 deste mês, no site oficial da marca no Japão, confirma o lançamento de dois modelos de 400 cm³. A ER-4n e a Ninja 400R — como foram batizadas —, serão lançadas para os japoneses no dia 8 de janeiro de 2011. As motocicletas possuem a mesma base que a ER-6n — que conhecemos aqui — com algumas modificações. O propulsor é de 399 cm³, possui dois cilindros paralelos com arrefecimento a água, DOHC, 4 válvulas, capazes de gerar 43 cv de potência. O câmbio possui seis velocidades, com embreagem multi-disco banhada em óleo. Os freios, suspensões e chassi são semelhantes ao do modelo de 600 cm³. <br /><br />No Japão a motocicleta terá preço sugerido de 649.000 ¥ (Yen), equivalente a R$ 12 600 (cotação do dia). Acreditamos que a ER-4n poderia custar em torno de R$ 18 000 e, a Ninja 400R ao redor de R$ 19 000, caso as motos fossem vendidas em nosso país. Vamos torcer que, ao final de 2011, elas apareçam no Salão de São Paulo.<br /><br /><span style="font-weight: bold;">por Lucas Paschoalin</span>
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