O Salão Duas Rodas 2019, realizado de 19 a 24 de novembro, reuniu mais de 420 empresas de toda a cadeia do setor de motocicletas, além das principais fabricantes de motos que atuam no Brasil, respondendo juntas por 98% da produção e das vendas do mercado nacional.
Em seis dias de evento no São Paulo Expo, com diversas experiências espalhadas nos mais de 85.000m² de ocupação, o público conferiu de perto as motos que estavam no Salão. Os mais de 560 modelos em exposição e mais de 70 para experimentação nos test-rides somaram mais de 630 motos à disposição dos visitantes, 80 a mais do que na última edição.
Uma rica e variada programação de eventos paralelos, com shows a cada hora, levaram o público ao delírio a cada manobra das equipes Fred Kyrillos, Força & Ação, Alto Giro. O Salão teve atrações em todos os cantos do complexo São Paulo Expo e como novidade, Oval Track, trazido pela Reed Exhibitions em parceria com o piloto Leandro Mello com exclusividade para o Salão Duas Rodas que aconteceu todos os dias na cobertura do estacionamento.
Dias 22 e 23 de novembro foram dedicados a competição com uma etapa especial do Arena Cross. Pela segunda vez no São Paulo Expo, o evento ocupou 55.000m² de área interna e 30.000m² de área externa para experiências. Mais de 15 mil test rides foram realizados em 10 km de percursos.
Lucas Pimentel, gerente do Salão Duas Rodas, afirma que a edição deste ano foi finalizada com a sensação de dever cumprido. “Entregamos um Salão Duas Rodas marcado pela retomada da indústria e confiança das principais marcas do setor. Tivemos seis dias de corredores cheios, muita experiência entregue ao público e expositores extremamente satisfeitos com os resultados do Evento”, destaca.
Marcas confirmam presença para 2021
Honda, Yamaha, Kawasaki, KTM, Royal Enfield, Triumph, Suzuki, Kymco, Vespa e Haojue marcaram presença na última edição, sendo que as cinco primeiras já confirmaram participação na próxima edição do Salão Duas Rodas, que será realizado em novembro de 2021, novamente em São Paulo.
Gerente de marketing da Moto Honda do Brasil, Odair Dedicação afirma que a marca sempre aproveita o evento para mostrar seus diferenciais e estreitar relações com o público. “Esse ano não foi diferente, pois apresentamos importantes lançamentos, como as linhas 500 e 650, além de proporcionarmos aos visitantes experiências únicas, com simuladores de pilotagem, apresentação virtual de um modelo desenvolvido pela equipe de design brasileira, exposição da moto do Marc Márquez para fotos na mesma inclinação das curvas na MotoGP, além da presença dos pilotos da Honda Racing Brasil em todos os dias”, destaca o executivo.
Para Hélio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento da Yamaha Motor do Brasil, o Salão estava muito bonito e bem organizado, e trouxe um público sedento pelas novidades. “O evento veio cheio de experiências, além dos produtos novos, como os test rides de Mobilidade Urbana, Off Road e de Big Bikes. Acredito que esse é o futuro: promover experiências. E a Yamaha colaborou com isso trazendo a parceria inédita com a Marvel para justamente trazer pessoas que não pensavam em motocicletas, para que elas possam ver que motocicleta pode ser divertido, além de ter emoção e liberdade”. Outro destaque do estande da marca dos três diapasões foi o scooter XMax, que chega em 2020 e já está em pré-venda.
Segundo André Molnar, gerente de marketing da Triumph, a presença da montadora no Salão Duas Rodas foi espetacular. “Além da grande visibilidade de marca, nossos resultados em vendas de motocicletas, acessórios e roupas superaram muito as expectativas. Além disso, criamos ativações muito elogiadas pelo público, incluindo 4 modalidades de Test Ride, Triumph Talks (com explicações do instrutor chefe do TRX, Pablo Berardi, sobre pilotagem, viagens, produtos e novas tecnologias), entre outras ações”, explicou Molnar.
Já para Sonia Harue Ando, gerente comercial e marketing da Kawasaki, o Salão Duas Rodas é a oportunidade perfeita para o fã da marca interagir com os produtos e vivenciar sua paixão em um ambiente lúdico e festivo. “O evento também propicia a realização de excelentes negócios tanto com clientes quanto parceiros de mercado. A participação intensa do público mostra que esta paixão pela motocicleta é muito forte e que o mercado está repleto de novidades”, comenta a executiva.
Cláudio Giusti, diretor-geral da Royal Enfield Brasil, disse que o evento permitiu a apresentação das Twins 650cc, que estão em pré-venda com preços a partir de R$ 24.990. Elas levam a marca a um novo patamar dentro do segmento de média cilindrada. “Com a reação extremamente positiva do público, estamos certos de que a partir de janeiro, quando começaremos a entregar as primeiras motocicletas reservadas desde o Salão Duas Rodas, a Royal Enfield se consolidará definitivamente no mercado brasileiro, sendo já representada por 6 concessionárias”, comemorou Giusti.
No estande que inspirou aventura, a KTM do Brasil recebeu os visitantes que viram de perto, subiram e tiraram fotos com os modelos da linha 2020, além de conhecer em primeira mão as motos que serão utilizadas pela equipe oficial nas competições brasileiras. “Os últimos dias foram muito corridos, muitas perguntas respondidas, curiosidades sanadas e a mais alta receptividade do público quanto aos produtos, elevando ainda mais o nosso otimismo quanto aos planos de crescimento no país”, comentou Fabio Campos, representante oficial da KTM no Brasil.
A participação da Pro Tork no Salão Duas Rodas foi um grande marco, representando a mudança do posicionamento da marca no mercado. “Estamos cada vez mais próximos de nossos clientes, investindo em qualidade e tecnologia, e isso tem refletido diretamente nas vendas, que foram um sucesso”, disse Marlon Bonilha, diretor-presidente do Grupo Pro Tork.