Até ao final do ano, a Suzuki poderá apresentar um ou dois modelos carenados, baseados na nova naked GSX-8S. Pelo menos é o que se comenta nas rodas de conversa dos nossos colegas jornalistas japoneses.
As Suzuki V-Strom 800 e GSX-8S são as grandes novidades atuais da marca. A naked acaba de chegar ao mercado para fazer frente à Honda CB750 Hornet, enquanto no Japão já há rumores de um possível modelo com carenagem.
Desse modo, a bicilíndrica de 775 cm³ será a base de toda uma família e, além da nova trail e uma naked, alimentará outros modelos que virão, do mesmo modo que a rival das asas da liberdade fará com sua gama 750, que além da Hornet já tem a Transalp.
A Suzuki lançaria uma ofensiva nessa cilindrada e o próximo passo poderia ser uma motocicleta com semicarenagem, um pouco ao estilo da Honda Hawk 11, versão que até hoje não é vendida na Europa.
LEIA MAIS:
Suzuki GSX-8S: uma resposta à concorrência?
Nesta categoria é comum haver duas variantes, sendo uma naked e uma com carenagem, que são basicamente a mesma moto em termos de motor e ciclística.
É o caso da Honda, por exemplo, que tem a CB650R e a CBR650R, assim como da Yamaha com a MT-07 e a YZF-R7, e de outros fabricantes que seguem a mesma estratégia.
Se pensarmos nisto, faz todo o sentido o aparecimento de uma nova versão da GSX-8S carenada.
E tem mais…
O novo modelo manteria a estrutura de dois faróis em LED, um em cima do outro. A Suzuki colocaria à disposição do público duas versões, uma café racer com semicarenagem e uma opção com carenagem integral, como a desaparecida GSX-R 750. Embora seja possível que a marca decida oferecer uma única versão com carenagem.
Atualmente existe uma tendência de ir para uma gama menor e com menos modelos. Dessa forma, não seria estranho que os responsáveis de Hamamatsu optassem por uma moto que rivalizaria com a Yamaha YZF-R7.
A Suzuki registrou na Europa o nome “GSX-F”, então talvez os novos modelos levem o nome de GSX-8F (versão turística) e GSX-8R (versão esportiva). A nova naked foi apresentada no Salão de Milão de 2022, assim sendo, pode ser que vejamos os novos modelos no EICMA deste ano ou até antes, no Japan Mobility Show.
E você, gostou desta novidade? Escreva sua opinião aqui pra gente!