![Harley-Davidson 338R pode ser construida em breve](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Harley-Davidson-338R.jpg)
Um pedido de aprovação apresentado nos Estados Unidos pela chinesa Qianjiang aponta para uma moto bicilíndrica paralela de 353 cm³. Será a pequena e esperada Harley-Davidson 338R? Vamos recapitular a história:
Em junho de 2019, em uma reviravolta estratégica, a Harley-Davidson anunciou uma parceria com a Qianjiang para produzir uma motocicleta de baixa cilindrada, destinada a conquistar o mercado asiático a partir do final de 2020.
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Porém, nos meses seguintes inúmeros fatores afetaram esse plano, como uma mudança de gestão do fabricante, a volta de uma tendência às clássicas, pandemia, o conflito comercial com a Europa, o anúncio de uma nova parceria com a indiana HeroMotocorp, enfim, os caminhos foram tortuosos.
Harley-Davidson 338R: a pequenina H-D
Resultado de tudo que foi citado acima, um ano e meio após o lançamento planejado desta pequena Harley-Davidson chinesa, ainda não se viu nada da moto. Mas, seguindo os rumores e fontes espalhadas por todo o mundo, a informação é de que o projeto parece estar em andamento, e o lançamento da 338R talvez seja apenas uma questão de tempo.
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Observando os documentos revelados recentemente pela Qianjiang às autoridades americanas para ter vários modelos novos aprovados nos Estados Unidos, para as suas marcas QJ Motors e Benelli, conseguimos descobrir algumas coisas.
Por exemplo, decifrando os códigos de identificação, percebeu-se então que a Qianjiang solicitou aprovação para uma motocicleta com cilindrada média entre 351 e 900 cm³, mais precisamente para uma máquina movida por um motor de dois cilindros paralelos e 353 cm³, refrigerado a líquido e com injeção eletrônica.
Além dessas correspondências com a potencial pequena H-D, parece que o código usado não segue o padrão clássico da Qiangjiang e está mais próximo do usado pela Harley-Davidson.
Em suma, todos os sinais apontam na mesma direção e parece que a chegada da 338R está por um fio, pelo menos para o mercado americano. Será também o caso da Europa? E no Brasil, será que um dia veremos uma H-D de baixa cilindrada? É esperar para ver!