Após muita especulação, a Royal Enfield confirmou que está trabalhando no desenvolvimento de uma Himalayan com motor de maior cilindrada, que poderá ser de 650 ou 750 cm³.
A novidade foi revelada por meio de imagens divulgadas pela própria fabricante. Elas mostram o protótipo da nova Himalayan ao lado da Him-E, conceito apresentado há alguns anos no EICMA e que atualmente serve de base para futuras motos elétricas da marca.

Nas fotos, os executivos do alto escalão da Royal Enfield – dentre eles o CEO B. Govindarajan – aparecem testando ambas as motocicletas na região dos Himalaias, no norte da Índia. Nesse sentido, elas foram divulgadas em posts nas redes sociais da empresa.
Detalhes da nova Royal Enfield Himalayan
Embora informações detalhadas sobre lançamento e especificações técnicas ainda não tenham sido divulgadas, o protótipo da Himalayan de maior cilindrada parece estar próximo de uma versão de produção. Antes de mais nada, especula-se que o lançamento oficial possa ocorrer até o final de 2025, possivelmente durante o EICMA 2025.

A nova Himalayan apresenta uma carenagem parcial com farol redondo em LED, similar ao da versão 450. Um pano preto cobrindo o tanque de combustível sugere que a Royal Enfield pode estar ocultando detalhes específicos do design. O painel da moto possivelmente será o mesmo da Himalayan 450, o Tripper Dash, 100% circular em TFT e com conectividade.

A moto utiliza rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, indicando sua versatilidade para uso tanto on quanto off-road. O sistema de freios inclui discos duplos na roda dianteira e um disco simples na traseira. Contudo, a suspensão conta com garfo telescópico invertido na frente e monoamortecedor na traseira.

Motorização da nova Himalayan
Circulam em portais internacionais especulações de que a Himalayan de maior cilindrada possa estrear um novo motor, possivelmente derivado do atual bicilíndrico de 650cm³ da Royal Enfield. O propulsor, utilizado em modelos como Interceptor 650 e Super Meteor 650, entrega 47 cv de potência e 5,6 kgf.m de torque.
Por fim, caso a versão 750 seja a escolhida pela Royal Enfield, a expectativa é de que os números de potência e torque sejam ainda maiores, inaugurando a nova linha 750 da marca.