Notícias

QJMotor SRT 300 DX: a “mini Africa Twin” chega para agitar a categoria trail

  • Publicado: 24/06/2025
  • 3 Minutos de leitura

A parceria entre a QJMotor e a Shineray está cada vez mais forte no Brasil, e as expectativas só crescem a cada novo modelo que “vaza” ou é “mostrado” por aqui. Entre os diversos lançamentos aguardados, um deles tem chamado atenção pela sua audácia visual e proposta: a QJMotor SRT 300 DX.

Recentemente apresentada em outros países da América do Sul, a SRT 300 DX já provoca comparações inevitáveis. Por quê? Porque, à primeira vista, ela se parece demais com uma das motos mais icônicas e desejadas da Honda: a lendária Africa Twin!

Visual de big trail em um pacote menor

Sim, as semelhanças visuais são inegáveis e impressionantes. A SRT 300 DX aposta em carenagens volumosas e musculosas, linhas agressivas e faróis duplos que remetem diretamente à robustez e à imponência das big trails de alta cilindrada. Ela exala toda a “energia” de uma moto pronta para explorar grandes distâncias.

Não faltam também os detalhes típicos de uma aventureira de respeito: uma bolha frontal alta que promete boa proteção aerodinâmica, protetores de mão para enfrentar o off-road e o clima, e um banco em dois níveis que sugere conforto para longas jornadas. É uma moto que, esteticamente, cumpre o que promete, enganando muitos sobre sua real cilindrada.

Motor é onde a proposta se destaca

É no motor que a SRT 300 DX mostra sua verdadeira identidade. A QJMotor SRT 300 DX (com a chancela da Shineray no Brasil) conta com um monocilíndrico de 250 cm³.

A potência gira em torno de 31 cv, números que posicionam a moto em uma categoria intermediária, mas extremamente versátil. Ela é voltada para o uso urbano diário, com agilidade no trânsito, e também para deslocamentos leves em estrada, com economia e manutenção acessível. Essa combinação de “visual de big trail” com “motor de entrada” a torna uma mistura curiosa e, como alguns já disseram, talvez uma “Africa Twin + XRE 300” em um só pacote.

A chegada ao Brasil é questão de tempo

Ainda não há uma confirmação oficial da chegada da SRT 300 DX ao Brasil, mas os sinais são fortes. Fontes ligadas ao setor indicam que a moto deve desembarcar por aqui em breve. A Shineray já sinalizou suas ambições no mercado brasileiro com o recente lançamento de modelos como a SBM e, atualmente, figura entre as três marcas que mais vendem motocicletas no país, atrás apenas de Honda e Yamaha. Esse volume de vendas e a força de distribuição da Shineray abrem um caminho sólido para a QJMotor.

Ameaça ou alternativa no segmento trail?

Caso sua vinda se concretize, a QJMotor SRT 300 DX pode representar uma alternativa curiosa e até bastante competitiva em um segmento que hoje é disputado por nomes de peso. Ela entraria para brigar com a recém-lançada Honda Sahara 300, a consolidada Yamaha Lander 250 e a charmosa Royal Enfield Himalayan 450.

Sua proposta de oferecer um visual de moto grande com um motor de menor cilindrada, aliada a um provável preço competitivo que a Shineray costuma praticar, pode atrair um público que busca estilo aventureiro sem abrir mão da economia e praticidade. A SRT 300 DX tem o potencial de ser a “big trail dos sonhos” para quem quer aventura sem o custo ou a complexidade de uma moto maior.

LEIA MAIS: CFMoto 500SR Voom vs. Kawasaki Ninja ZX-4R: compare as médias de 4 cilindros que vão brigar no Brasil

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado