A nova Ducati Multistrada V4 foi revelada na Europa. Prometida pelo CEO Claudio Domenicali no final do ano passado, quando a família Multistrada completou 100 mil unidades produzidas, ela chega às concessionárias do Velho Continente a partir de dezembro. Inclusive o próprio executivo apresentou todos os detalhes da moto no primeiro episódio do Ducati World Première, para assistir é só clicar aqui.
A novidade vem com um novo motor V4 totalmente otimizado para a proposta do modelo. Por causa do aumento do diâmetro dos cilindros, sua capacidade subiu de 1.103 cm³ para 1.158 cm³. A usina também abandonou o comando de válvulas desmodrômico e adotou a tradicional configuração com molas, fazendo com que ela entregue 170 cv de potência a 10.500 rpm e torque de 12.7 kgf.m em 8.750 rotações.
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Por conta da adoção desse novo sistema, a Ducati declara que a nova Multistrada V4 terá intervalos maiores entre os serviços programados, com troca de óleo a cada 15 mil km, enquanto a regulagem das válvulas passa a ser necessária a cada 60 mil km.
A Multistrada V4 está equipada com uma estrutura monocoque de alumínio. As rodas possuem aro 19 na dianteira e 17 na traseira e são em liga leve, com a possibilidade de se adquirir rodas raiadas como opcional, além do sistema que monitora a pressão dos pneus.
A moto tem uma distancia entre eixos limitada (1.567 mm), dianteira esportiva, suspensões de longo curso (170 mm na frente e 180 mm atrás), 220 mm de altura ao solo e 215 kg de peso a seco, 24 quilos a mais do que a atual Multistrada 1260S. O tanque de combustível teve capacidade aumentada de 20 para 22 litros.
Assim como nas versões anteriores, a eletrônica é um dos pontos fortes da nova Ducati Multistrada V4. Ela dispõe de central inercial IMU para gerenciar o ABS em curvas, controle de tração e partida em subida, anti-wheelie e os modos de entrega de potência.
Além disso ela traz dois sistemas inéditos: controle de cruzeiro adaptável (ACC) e detector de pontos cegos, ambos monitorados por radares desenvolvidos em conjunto com a Bosch. O primeiro faz com que a moto mantenha distância e velocidade constante em relação ao veículo que estiver à sua frente, enquanto o segundo monitora pontos cegos e alerta sobre veículos que se aproximam da moto em alta velocidade.
A versão de entrada da Ducati Multistrada V4 vem de série com rodas de liga leve e painel de TFT com tela de 5 polegadas, faróis em LED, controle de tração, anti-wheelie, freios ABS e modos de condução selecionáveis. A intermediária é a V4 S, que ganha rodas raiadas, painel com tela de 6,5 polegadas, conectividade via Bluetooth, chave presencial, controle de cruzeiro e quickshifter bidirecional. E a topo de linha é a V4 S Sport, que traz escape Akrapovic e para-lamas de fibra de carbono.
Os freios são assinados pela Brembo, com discos duplos de 320 mm e pinças radiais na dianteira e disco simples na traseira. As suspensões são da Marzochi, sendo que a versão de entrada tem ajustes manuais, garfo invertido com 170 mm de curso e amortecedor único com 180 mm de curso. Já as outras versões contam com sistema Skyhook DS5, também desenvolvido pela Marzochi.
A nova Ducati Multistrada V4 está prevista para chegar às lojas europeias no início de dezembro. Porém, seu preço não foi revelado pela Ducati. Vamos acompanhar!