A Honda divulgou nesta semana o preço e a data de chegada às concessionárias da naked CB 1000R. Confirmada para o Brasil no fim do ano passado, a moto será produzida na planta de Manaus (AM) e chegará ao mercado em abril pelo preço sugerido de R$ 58.690 (base Estado de São Paulo). A moto estará disponível nas cores vermelho metálico e preto perolizado.
Desenvolvida com base no conceito Neo Sports Café, que a Honda mostrou no Tokyo Motor Show, a nova CB 1000R tem um forte apelo retrô, mas sem perder as linhas esportivas que a consagraram. O mesmo vale para o monobraço traseiro que deixa a roda inteira à mostra. Já a rabeta segue as novas tendências de design, com elementos mínimos e o suporte de placa rente à roda traseira.
Veja também:
Honda confirma CB 1000R para o Brasil em 2019
Honda revela CB 1000R em Milão
Neo Sports Café é a naked que falta para a Honda
A nova CB 1000R ainda traz painel digital, luzes em LED, freios ABS, controle de tração, controle do freio-motor e três modos de pilotagem pré-programados, além de um quarto, cujos parâmetros são definidos pelo piloto. O motor é um quatro cilindros em linha de 998 cm³ DOHC e de arrefecimento líquido derivado da última geração da CBR 1000RR Fireblade, mas retrabalhado para oferecer torque e potência de acordo com a proposta da moto. A nova CB 1000R produzida no Brasil tem 141,4 cv a 10.500 rpm, enquanto o torque máximo é de 10,2 kgf.m nos 8.250 giros.
Já na ciclística, destaque para a suspensão dianteira, ajustável Showa SFF-BP (Separate Function front Fork – Big Piston), cuja principal característica é abrigar todas as funções de amortecimento de um lado e reservar o outro lado para molas. Trata-se de uma arquitetura que garante, ao mesmo tempo, resposta uniforme, conforto e controle em todas as condições de condução. Na traseira, o monobraço está ligada a um conjunto mola-amortecedor Showa, totalmente regulável.
A frenagem fica por conta dos discos flutuantes de 310 mm na dianteira com pinça radiais de quatro pistões, enquanto a pinça de dois pistões age no disco único de 256 mm da roda traseira. Os pneus têm medidas 190/55 ZR17 atrás e 120/70 ZR17 na frente. Segundo a Honda, a garantia é de três anos sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance que garante assistência 24 horas em países da América do Sul em caso de necessidade.
Fotos: Honda