A Yamaha anunciou o lançamento da R15, pequena esportiva da marca dos diapasões que chega ao país para aumentar a família R series, que tinha por aqui até então apenas a R3 como representante.
Apresentada para o mercado brasileiro durante coletiva realizada ontem (22) no Festival Interlagos, o modelo é definido pela própria Yamaha como a nova porta de entrada para o mundo das motos esportivas.
Como é a nova esportiva da Yamaha
O modelo tem visual bastante idêntico ao de sua irmã maior R3 e até mesmo das Yamaha da MotoGP, com linhas arrojadas e carenagem que evidenciam sua proposta racing e garantem uma boa aerodinâmica.
Para empurrá-la, a casa dos diapasões apostou em um motor monocilíndrico de 155 cm³ com refrigeração a líquido, injeção eletrônica, comando de válvulas variável e taxa de compressão de compressão de 11.6:1.
A Yamaha declara que este propulsor – movido somente a gasolina – é capaz de entregar potência máxima de 18,8 cv a 10.000 rpm, enquanto o torque é de 1,5 kgf.m a 8.500 giros. Já a sua transmissão é de seis velocidades e tem embreagem assistida e deslizante.
O quadro usa a conhecida estrutura Deltabox, enquanto o entre-eixos é de 1.325 mm. Já a altura em relação ao solo é de 170 mm, enquanto o peso em ordem de marcha da R15 é de 141 kg.
LEIA MAIS:
- BMW registra patente de asas com LED para melhor visibilidade
- Dunlop expande distribuição de pneus no Brasil
- Bajaj chega ao Rio de Janeiro e projeta expansão pelo Brasil
Como as demais esportivas Yamaha, a R15 usa semiguidões fixados à mesa superior na ponta dos amortecedores dianteiros. Suas pedaleiras são em alumínio, tanto a do piloto quanto do garupa, posicionadas de forma que as pernas não fiquem dobradas.
As suspensões da nova esportiva Yamaha contam com tubos de 41 mm na dianteira – os mesmos da Fazer FZ25, enquanto na traseira há balança monocross com 97 mm de curso. Já as rodas são de 17 polegadas 17 polegadas e calçam pneus nas medidas 100/80 e 140/70, respectivamente.
Os freios, por sua vez, contam com discos nas duas rodas, sendo um de 282 mm e pinça de pistão duplo na frente, enquanto atrás há outro de 220 mm e pinça de pistão único. O ABS equipa as duas rodas, recurso inédito para o segmento.
O pacote da pequena esportiva da Yamaha ainda inclui farol e lanterna em LED, painel digital com iluminação em LED com e fundo branco e shift light – luz que indica o momento ideal da troca de marchas, assento bipartido e tanque com capacidade para 11 litros de combustível.
Como toda esportiva, ela também merece as pistas!
E para que isso se torne uma realidade, a pequena R15 também vai dar origem a uma nova categoria monomarca da Yamaha: a R15 bLU cRU Cup, evento que será organizado em conjunto com o time da Missão 78 que tem como alvo pilotos de 9 a 15 anos.
As seletivas para 2023 já estão com as inscrições abertas, e mais informações podem ser encontradas no site da Yamaha Racing Brasil, o www.yamaha-racing.com.br.
Preço e disponibilidade da nova Yamaha R15
Ela chega aos concessionários da marca apenas em novembro e em três opções de cores – azul metálico, prata fosco e preto metálico – ao preço sugerido de R$ 18.990 (sem frete). Porém as encomendas já podem ser feitas pela internet a partir desta sexta (23), mediante sinal de R$ 2.000.
A Yamaha R15 ainda conta com garantia de três anos e também está contemplada no programa de revisões a preço fixo da marca.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter