Agora a Harley-Davidson tem uma big trail para chamar de sua: a marca de Milwaukee revelou de forma oficial a Pan America, modelo com vocação aventureira que fez a sua primeira aparição no EICMA em 2018, ainda como conceito. A versão final também foi mostrada pela primeira vez no evento italiano, em 2019.
Na apresentação oficial a Harley-Davidson informa que a Pan America 1250 terá duas versões, Standard e Special, sendo que a segunda se diferencia por trazer alguns equipamentos mais exclusivos, como suspensão semi-ativa, monitoramento de pressão dos pneus, suporte central, pedal do freio ajustável, manoplas aquecidas, entre outros.
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Ambas versões são movidas pelo motor Revolution Max, um V-Twin de 1.250 cm³ com refrigeração líquida capaz de gerar 150 cv de potência máxima aos 9.500 giros e 13 kgf.m de torque em 6.750 rpm. A usina está associada a uma caixa de câmbio de 6 marchas com embreagem deslizante e assistida, para controlar as derrapagens nas trocas, permitindo reduções bruscas e evitando o travamento da roda traseira e perda de tração.
Para minimizar o peso da moto, o motor V-Twin faz parte da estrutura do chassi, que dispõe de elementos especiais e mais leves. O quadro é composto por três elementos distintos, combinando aço e alumínio, todos fixados ao propulsor.
As suspensões são assinadas pela Showa, sendo que a dianteira utiliza garfo invertido de 47 mm e 190 mm de curso com ajustes de pré-carga, enquanto a traseira usa monoshock Piggyback e contam com garfo dianteiro invertido totalmente ajustável e 190mm de curso na roda dianteira, enquanto a traseira usa amortecedor com ajuste de pré-carga e curso de 190 mm.
Já os freios da Pan America 1250 ficam a cargo da italiana Brembo, com pinças monobloco radiais de 4 pistões em discos de 320 mm na frente e 280 mm atrás. As rodas são de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, ambas calçadas com pneus Michelin Anakee Wild.
A moto ainda conta com escape em aço inoxidável e catalisador localizado mais próximo ao motor, minimizando suas dimensões e reduzindo o calor nas pernas do condutor. O assento pode ser ajustado sem a necessidade de usar ferramentas, ficando a 868 mm do solo no menor nível e 894 mm na posição mais elevada. O para-brisas dianteiro é ajustável em quatro posições de altura.
Todas as informações da Pan America 1250 são exibidas em um painel de TFT inclinável com tela de 6,8 polegadas e uma tampa anti-reflexo, que facilita a visualização das informações. Ela é sensível ao toque, mas a função é automaticamente desativada quando a moto está em movimento, exigindo que o motociclista controle o painel com os comandos presentes nos guidões. A Pan America conta com conexão em Bluetooth e pareamento de smartphone para realização de chamadas, reprodução de músicas. Também é possível usar as funções de navegação com o aplicativo da Harley-Davidson para iOS e Android.
Ainda no que diz respeito a eletrônica, encontramos na Pan America iluminação Full-LED, controle de tração e ABS cornering, controle de cruzeiro, entre outros sistemas de assistência ao motociclistas, que também pode optar por cinco modos de condução diferentes, sendo quatro pré-definidos (Road, Sport, Rain, Off-road e Off-road Plus) e um personalizável.
Como falamos mais acima, a versão Special da Pan America 1250 dispõe de equipamentos adicionais, como suspensões semi-ativas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, descanso central, pedal do freio traseiro ajustável, proteções do radiador e do cárter, farol dianteiro adaptativo Daymaker, punhos aquecidos e amortecedor de direção.
Com a suspensão eletrônica, o usuário pode regular a altura da moto, deixando-a mais baixa para facilitar a subida e voltando ao nível normal durante a pilotagem. A função se chama Adaptative Ride Height (ARH) e conta com quatro modos pré-estabelecidos: Auto, Short Delay, Long Delay e Locked. No primeiro, o sistema determina quando a suspensão deve ser abaixar e o momento de parar. No segundo e no terceiro a suspensão só abaixa quando a moto está parada, mantendo a altura normal em baixa velocidade. Já no último modo a altura normal é sempre preservada e a moto nunca se abaixa, nem quando para. Este sistema está disponível como opcional para a versão Special, assim como rodas raiadas e pneus tubeless.
A Pan America 1250 está disponível nas cores preta e cinza, enquanto a versão Special pode ser adquirida nas cores preta, cinza, verde e branca com laranja. Na Europa, a big trail da Harley-Davidson parte de 16.400 euros, cerca de R$ 108.000 em conversão direta. Consultamos a H-D do Brasil sobre a disponibilidade da moto em nosso país e, segundo a assessoria de imprensa da marca, no momento não há previsão para que ela desembarque por aqui. Você gostaria de vê-la no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!
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