<p> Escrevo este editorial poucas horas depois da tragédia em Santa Maria, RS, fato que deixou o país com um nó na garganta e, mais uma vez, mostra como, no Brasil, primeiro choramos perdas para que, depois, as atitudes sejam tomadas. Desta vez, o "custo" para que tenhamos casas de shows mais seguras será de mais ou menos 250 vidas. Infelizmente, a realidade no nosso país é essa. Paga-se a omissão de alguns com as vidas de outros. Sim, porque independentemente da "pessoa física" que venha a ser considerada culpada, mais uma vez assistimos a uma tragédia causada pura e exclusivamente por omissão generalizada, por inércia. Quando as vidas são perdidas às centenas de uma só vez, como por exemplo, na boate Kiss ou em um acidente de avião, o choque é grande e a repercussão gigantesca. Logo surgem "especialistas" apontando o dedo para as falhas, cobrando medidas dos orgãos públicos e dizendo "era uma tragédia anunciada". Com o assunto em toda a imprensa, quem tem poder de fiscalizar ou regular, logo apresenta novos procedimentos e soluções para evitar que o ocorrido se repita. Por que não fizeram isso antes? É uma boa pergunta.</p>
<p> Nós, motociclistas, somos "experts" em arcar com as consequências de gente omissa. Em vez de ver teraupetas na televisão falando como lidar com o luto, queremos ver a polícia estourando os desmanches de motos roubadas, ao invés de ver dicas de como (não) reagir em caso de assalto, queremos ver o fim de leilões "piratas" e, ao invés de ver deputados discutindo a placa no capacete, queremos ver ruas e estradas preparadas para receber motocicletas. Queremos, simplesmente, ação no cumprimento do dever de cada um. Nada mais. É isso ou continuar somando vidas de motociclistas, diariamente, à conta do desleixo e descaso.</p>
<p> Bem, falando um pouco sobre esta edição, publicamos a avaliação de 2 modelos que prometem tirar o sono de muito motociclista brasileiro em 2013. Durante o fechamento desta edição, a Kawasaki do Brasil anunciou oficialmente a chegada da Z800 ao nosso país, e nós já trazemos um teste completo da nova naked japonesa que chega apenas 4 meses depois do seu lançamento mundial, no salão de Colônia, na Alemanha, em outubro passado. O outro modelo que chega nos próximos meses às concessionárias brasileiras – e que nós já contamos como anda – é a Triumph Daytona 675R. Apresentada mundialmente em novembro, no EICMA, a nova supersport inglesa (em sua versão mais equipada) já está sendo montada em Manaus e deve estar nas ruas em junho.</p>
<p> Por falar em testes e novidades, aproveito este editorial para anunciar a nossos leitores um reforço de peso na equipe MOTOCICLISMO. A partir da edição de março, Eduardo "Minhoca" Zampieri assume o cargo de editor de testes da revista. Jornalista experiente e um dos pilotos de teste mais respeitados do Brasil, Minhoca será responsável pelas avaliações da revista e por nos ajudar a fazer uma MOTOCICLISMO cada vez mais interessante e atrativa para você.</p>
<p> Até o mês que vem! Um forte abraço!</p>
Deixe seu Comentário