Kawasaki Millyard Z 2300 V12
Notícias

O que acha de uma moto com motor V12?

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/09/2024
  • Por: Trinity Ronzella

Conhece Allen Millyard ? Não, certo? Pois ele inventou um motor V12 e colocou em uma moto!

Parece uma moto de fábrica. – Foto: Divulgação

Quem é Allen Millyard?

Vamos começar explicando que Allen Millyard é um cara fora da curva, pois não se contenta com os padrões tradicionais da industria das duas rodas e acaba criando os seus.

Engenheiro Nuclear com envolvimento em foguetes  no Reino Unido, Millyard passou a construir motocicletas personalizadas, pois elas eram as mais loucas e incríveis possíveis!

Ele fez tudo isso usando a matemática, ferramentas manuais e, obviamente, o cérebro. Contudo, ele ainda era caprichoso e tinha muito bom gosto!

O que ele faz?

Ele enche os motores de moto com o maior número possível de pistões que seu cérebro genial permita, por exemplo: transformar motores monocilíndrico em V-Twins, Triplos em 5 cilindros ou V6, e até 4 cilindros em linha em V8, sim, V8!

Pois ele vai mais longe, chegou a fazer V-Twins de 5 litros, pegou um motor V10 Viper e colocou em um quadro personalizado só para saber a velocidade.

Ele constrói Frankensteins de vários tipos mas com conhecimento científico e de engenharia, contudo, os “monstros” ficam bonitos demais!

Allen Millyard com suas criações, a V-Twin de 5 litros e a V10 Viper. Foto: Divulgação

O que acha de uma moto com motor V12?

Dito tudo isso a respeito de Millyard, em suma, vamos destacar  uma Kawasaki especial, a KZ 2300 V12. Não errei a digitação não, vou repetir KZ 2300 V12.

Para se ter uma Kawa 6 cc em linha, basta procurar e comprar, ela existe. Contudo, pensar na sua moto e começar a construir seu sonho usando pranchetas, calculadoras e conhecimento, não é comum.

Com muito conhecimento, ele criou essa máquina que, mesmo parada, já impressiona pelo capricho. Ao colocá-la lado a lado com uma KZ 1300 , não fica tão óbvio assim que é um Frankenstein”.

Como surgiu a idéia de colocar um V12 em uma moto?

“Eu estava lá cuidando do meu V-8 e fui ver alguns motores de KZ1300 à venda nas proximidades. Alguns amigos olharam os motores e disseram: “Nós estamos supondo que você vai fazer um V-12 desses motores, certo?”

Eu disse a eles que não era essa a idéia, pois eles me disseram que seria impossível de qualquer maneira.

Pois assim que eles disseram isso, levei como desafio e tive que construí-lo. Passei os próximos dois dias pensando em como faria isso.

Essa obra custou muito suor, marretadas, esmerilhadas e cálculos, pois, para se fazer artesanalmente um V12 , da muito trabalho.

LEIA MAIS:

Kawasaki realiza primeiros testes de moto com motor a hidrogênio
Kawasaki pode lançar Z400RS com mecânica da Ninja ZX-4R

Inicialmente com peças de KZ 1300 que ele mesmo alterou, pois os motores usados não foram projetados para tamanha mudança. Contudo, elele pensou no impensável, e fez o “infazível”!

Usou sua inteligência  e buscou idéias inspiradas em motores de aeronaves rotativos para fazer os pistões funcionarem juntos com outros componentes.

As bielas deram muito trabalho devido a tudo ser muito estreito. Usou o material mais forte possível, o que deu mais trabalho ainda, pois não tinha equipamentos para cortá-los.

Contou com ajuda de um amigo para fazê-lo, usando máquinas especiais.

Usou um quadro de K1300 Voyager cortado , esticado e ampliado, aumentou uma tanque de combustível, freios Pretech de seis pistões, injeção de combustível da Voyager modificado, suspensão modernizada e mais uma quantidade enorme de outros ítens e transformações para trazer vida a seu Frankenstein”.

Outra obra de Allen Millyard, dessa vez em cima de uma Flying Merkel. Foto: Divulgação

E como ficou?

O resultado final são quase 250 cavalos de potência que esmerilha os pneus traseiros com facilidade e, devido a perfeição do projeto, nos leva a pensar que é um moto de fábrica original. 

Fora isso, caprichou no requinte do acabamento e no incrível som do motor, pois é uma moto com motor V12!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado