A Honda apresentou a nova geração da Africa Twin na Europa. Ela chega às concessionárias da marca no velho continente ainda em 2019, nas versões CRF 1100 L Africa Twin e CRF 1100 L Africa Twin Adventure Sports. A big trail passou por atualizações tecnológicas e está mais leve e com motor de maior cilindrada que atende as normas de emissão e ruídos do Euro 5, que entram em vigor a partir de 2020.
O lançamento estava previsto para o Salão de Milão (EICMA), em novembro, mas a marca se antecipou e divulgou informações da motocicleta. O principal destaque fica com o propulsor de dois cilindros, que teve potência aumentada de 998 cm³ para 1.084 cm³. Inclusive isso provocou uma mudança no nome do modelo, que deixou de ser conhecido como CRF 1000 L, passando a se chamar CRF 1100 L.
Veja também:
Com novas cores e grafismos, Honda lança linha 2020 do NC 750X
Maxiscooter Honda X-ADV 2019 chega por R$ 55.998
Honda GL 1800 Gold Wing: De boa no asfalto
Com as modificações, feitas por conta das novas normas europeias, ele teve sua potência máxima elevada em 7%, para 102 cv a 7.500 rpm, enquanto o torque máximo subiu 6%, para 10,7 mkgf. Agora o motor conta com camisas em alumínio nos cilindros e nova válvula no comando de escape.
O quadro é montado em um sub-quadro em alumínio que é parafusado, em vez de ser soldado ao quadro principal, como na geração anterior. A nova balança, que também é de alumínio, é baseada na da CRF 450, ficando mais leve e com melhor tração traseira.
No que diz respeito às melhorias na parte eletrônica, a nova geração da Africa Twin possui quatro modos de condução pré-definidos (Tour, Urban, Gravel e Off-road), ou seja e dois em que o condutor consegue configurá-los de acordo com suas preferências e necessidades.
Além disso, o modelo conta com uma Unidade de Medição Inercial (IMU), que é responsável por monitorar seis eixos de inclinação. Ela permitiu que a motocicleta pudesse receber controles de levantamento das rodas dianteira e traseira, além de ABS que se adapta as curvas e cruise control.
O painel de TFT e 6,5 polegadas é sensível ao toque e as informações da tela podem ser personalizadas pelo usuário, além de ter integração ao Apple Car Play e conectividade por bluetooth. Com isso, é possível fazer e receber ligações e ouvir as músicas por meio dos aplicativos instalados no smartphone.
A versão Adventure Sports conta com maior tanque de combustível, que comporta 24,8 litros, contra 18,8 litros da versão normal. Ela tem um para-brisa com cinco níveis de regulagem e manoplas aquecidas de série, enquanto o da Africa Twin normal é mais curto. Ambos modelos oferecem transmissão de dupla embreagem como opcional.
Desde seu lançamento, em 2016, o modelo já teve mais de 87.000 unidades vendidas. Por enquanto a versão brasileira, que foi lançada por aqui em agosto, não receberá as atualizações.
A CRF1100L Africa Twin estará disponível nas cores Vermelho Grand Prix Red e Preto Ballistic Metalizado Mate, complementadas duas por um velo sub-quadro vermelho. Já a versão Adventure Sports terá o acabamento tricolor Branco Pérola Glare, inspirado na clássica XRV650, e em Preto Metalizado Darkness.