Além de um novo nome, a nova Yamaha Tracer 9 foi completamente redesenhada para 2021, ganhando um novo motor de maior capacidade e potência, novos chassi, balança e corpo redesenhado com mais proteção aerodinâmica e melhorias eletrônicas e de equipamentos. A versão GT recebeu suspensões eletrônicas e malas laterais.
A Yamaha revolucionou o segmento de turismo esportivo em 2015 com a primeira versão da Tracer 900, mesclando dois conceitos antagônicos: esportividade e conforto. Graças a essa versatilidade, a Tracer 900 tornou-se um best-seller que teve sua primeira renovação em 2018, e agora chega a sua terceira geração, renomeada para Tracer 9, mas permanece fiel à filosofia com a qual foi concebida pela Casa de Iwata: “Coração esportivo, alma touring”.
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NOVO MOTOR CP3 EURO5
O coração da nova Yamaha Tracer 9 2021 continua batendo no ritmo de um tricilíndrico com tecnologia crossplane, que foi completamente redesenhado para ser mais leve e mais poderoso, e acima de tudo, para ser aprovado com os novos regulamentos Euro5.
Ao ampliar o diâmetro dos cilindros em 3 mm, a capacidade total chegou a 890 cm³, incrementando 4 cv e chegando a 119 cv de potência máxima nas 10.000 rpm, com aumento de 7% no torque. Este novo motor não é só mais potente e avançado, ele foi reposicionado e está também mais leve, pesando 0,7 kg a menos que seu antecessor, o que contribui para melhorar a agilidade. A eficiência da combustão deste novo motor também melhorou, ele chega a ser até 9% mais econômico.
Outra grande melhoria para 2021 é o novo chassi de alumínio fundido Deltabox, mais leve e compacto e que reduziu dois quilos o peso total. A balança também foi completamente redesenhada, em busca de maior rigidez em movimento, está 60 mm mais longa para atingir 1.500 mm de distância entre-eixos. O sistema de escapamento também é novo e 1,4 quilos mais leve.
CIRCUITO ELETRÔNICO
A alta tecnologia chega com a adição da unidade de medição inercial IMU de 6 eixos, que envia constantemente dados para a ECU, para calcular todos os dados em tempo real e operar efetivamente todos os sistemas eletrônicos. O Sistema de Controle de Tração (TCS) atua caso alguma perda de tração do pneu traseiro seja detectada durante a aceleração, então os dados da IMU informam a ECU para ativar o TCS sensível à inclinação e restringe momentaneamente a força motriz até que o deslizamento da roda traseira seja anulado. Este sistema inteligente intervém em três níveis crescentes à medida que o ângulo de inclinação aumenta, proporcionando maior confiança em superfícies molhadas ou escorregadias.
O Sistema de controle deslizante (SCS) atua quando os dados da IMU preveem o deslizamento lateral da roda traseira, então a ECU ajusta os níveis de potência para garantir a estabilidade total. O SCS pode ser configurado em qualquer um dos três níveis de intervenção e pode ser desligado quando necessário.
O Sistema de controle LIF (Front Wheel LIF) mantém um alto grau de controle da máquina durante as acelerações agressivas, ajustando a elevação da roda dianteira quando detectada pela IMU. Assim como o SCS, o sistema LIF tem três níveis de intervenção selecionáveis e também pode ser desligado.
O Sistema de Controle de Frenagem (BC) fornece estabilidade adicional ao chassi durante situações de frenagem de emergência. Quando o piloto aplica força excessiva ao freio dianteiro ou traseiro, o sistema BC modula automaticamente a pressão, com dois modos de frenagem. O BC1 é o modo ABS ativo padrão que impede que as rodas travem em uma situação vertical e reta. O BC2 aumenta o nível de intervenção de pressão do freio quando a IMU detecta que o chassi é instável em situações como frenagem súbita no meio de uma curva.
Para facilitar o uso desses sistemas eletrônicos, existem três configurações disponíveis. No modo 1, o TCS, SCS e LIF são pré-configurados no nível de intervenção mais baixo, menos intrusivo e projetado para adaptação à condução esportiva e agressiva. O modo 2 é uma intervenção moderada que se adapta a uma grande variedade de condições diferentes para uso diário e o modo 3 é a opção de configuração manual ao gosto do piloto. O D Mode da Yamaha oferece quatro modos de condução, do esportivo ao chuva.
Mais passeios esportivos do que nunca
Esteticamente a nova Yamaha Tracer 9 2021 tem um design mais compacto e minimalista, com os dois novos faróis de LED integrados à frente aerodinâmica que são sua nova identidade, com caráter esportivo.
A nova Tracer 9 2021 vem de série com controle de velocidade de cruzeiro, que antes só tinha na versão GT. Pode ser ativado a partir de 50 km/h e a partir da quarta marcha. O para-brisa cresceu para ser mais protetor do vento e pode ser ajustado em 50 mm, e o alcance declarado chegaria a até 350 km com seu tanque de combustível de 18 litros.
A suspensão é assinada pela KYB, com novo garfo dianteiro de 41 mm e um monoamortecedor traseiro ajustável. Uma bomba de freio radial do tipo R1 fabricada pela Nissin é incorporada ao freio dianteiro e as novas rodas de cinco raios duplos vem montadas com os novos Bridgstone Battlax T32 Sport Touring 120/70ZR17 na frente e 180/55ZR17 atrás, desenvolvido em conjunto entre Yamaha e Bridgestone especificamente para a Tracer 9.
A instrumentação é dividida em dois paineis TFT multifuncionais de 3,5 polegadas. Na tela esquerda há o contagiros com barra multicolorida, velocímetro digital, medidor de combustível, posição de marcha e indicador de modo TCS. A tela direita é dividida em quatro seções separadas, mostrando uma gama de informações como hodômetros total e parciais, temperatura, hora, etc.
Yamaha Tracer 9 GT
A Tracer 9 GT traz ainda o sistema de suspensões de controle eletrônico semiativo KYB, conhecido KADS e que disponibiliza duas configurações: A1 o modo esportivo e A2 o modo conforto. A GT vem equipada com malas laterais rígidas, quick shifter bidirecional para trocas de marchas rápidas, farol de LED adaptativo em curvas.
Além das mesmas cores vermelho Redline ou cinza Tech Kamo, a Tracer 9 GT tem a cor Yamaha Icon Performance, inspirada na Yamaha R1M.
A nova Yamaha Tracer 9 estará disponível na Europa à partir de março de 2021, e o preço oficial por lá será de 11.450 euros para a Tracer 9 e 13.850 euros para a Tracer 9 GT.
A Yamaha oferece uma ampla gama de acessórios originais projetados para a nova Tracer 9 que permitem que cada proprietário construa sua própria máquina. Além disso, ambos os modelos são compatíveis com o aplicativo MyRide, para visualizar e compartilhar as rotas feitas, e também com o aplicativo MyGarage, que permite aos usuários personalizar sua futura motocicleta com os acessórios oficiais propostos pela marca.
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