A Harley-Davidson apresentou ontem à noite as principais novidades de seu line-up 2018. Entre as revelações da marca de Milwaukee estão modelos comemorativos de 115 anos, reformulações na família Touring e na exclusiva CVO; e a grande mudança: a fusão entre as famílias Dyna e Softail. De acordo com a marca de Milwaukee, as novas motos misturam o desempenho da primeira linha com o visual da outra. O resultado dessa geração híbrida são oito novas motos, que ainda trazem duas opções de motorização: as versões 107 (1.746 cm³) e 114 (1.868 cm³) do propulsor Milwaukee-Eight.
Mas, o que importa mesmo é saber quais deles estarão disponíveis no Brasil e qual o preço. De acordo com uma página escondida no próprio site brasileiro da marca centenária, a MOTOCICLISMO descobriu que os modelos 2018 reformulados da Fat Boy e da Fat Bob já estão confirmados no País partindo de R$ 68.900 e R$ 58.900, respectivamente.
Além do novo design e cores, a página em português da Harley-Davidson também confirma as duas motorizações para o País, o que também deve influir nos preços. Fora as motos da nova família Softail, a MOTOCICLISMO também encontrou uma Iron 883 com atualização na paleta de cores e preço sugerido de R$ 40.900, mostrando que a H-D quer manter o mesmo posicionamento da moto, aumentando “apenas” R$ 400 no preço base.
Mudanças radicais
A nova família Softail recebeu uma série de mecânicas no maior projeto de desenvolvimento de produto da história da marca. As novas motos receberam novo chassi em estrutura tubular – feito em aço carbono -, rodas e pneus para melhorar a estabilidade. A balança traseira traz um monoamortecedor de fácil ajuste (algo frisado pela Harley) abaixo do assento.
Mas a ciclística não é a única melhoria. O motor Milwaukee-Eight 107 (1.746 cm³), antes exclusivo da família touring, passa a ser de série nas novas Softail. Como opcional, a marca ainda vai oferecer a versão 114 (1.868 cm³), que vinha equipado apenas nos modelos CVO para Fat Bob, Heritage Classic, Breakout e Fat Boy. Os propulsores trazem dois eixos balanceiros , que reduzem a vibração.
“Os novos modelos Softail são o resultado do mais extenso programa de pesquisa e desenvolvimento na história da empresa”, comenta Paul James, gerente de portfólio de produto da Harley-davidson. O executivo ainda ressalta que as novas motos ainda são puro-sangue de Milwaukee, mesmo com as atualizações. Milhares de horas de pesquisa e testes foram colocados no projeto dessas novas custom. Nos concentramos em levar a experiência total do piloto a um nível mais alto, onde a autenticidade, o legado e o espírito conhecem a vantagem moderna da tecnologia para uma pilotagem que deverão sentir para acreditar”, completa Paul James.
Quem é quem na nova família Softail
Fat Boy
Um dos modelos mais icônicos da marca foi repaginado para 2018. A moto recebeu linha mais modernas, vistas nas laterais e no farol, mas ainda com traços fiéis à linhagem, como as rodas fechadas Lakester. A moto inteira está 14 kg mais leve e traz pneu dianteiro com largura de 160 mm, enquanto o traseiro é de 240 mm. Freios ABS continuam como item de série.
Heritage Classic
A Heritage presta homenagem aos modelos da década de 1950, mas com toque moderno. Entre as novidades do modelo, que ficou 14,5 kg mais leve, estão o para-brisa destacável, malas rígidas laterais resistentes à água que podem ser trancadas, Suspensão mais alta com capacidade de carga aumentada e piloto automático como item de série, como os freios ABS.
Low Rider
A moto inspirada nas choppers da década de 1970 ficou mais estável, principalmente nas curvas. Estilosa, a moto traz mostradores analógicos e grafismos alusivos à época. Rodas de liga leve com 16’’ na traseira e 19’’ na dianteira completam o visual.
Slim
Esta softail é a tradução da Harley para o estilo Bobber, com pneus mais espessos e rodas raiadas. Além dos para-lamas mais curtos e o assento monoposto. No melhor estilo dark custom, a moto minimiza os detalhes cromados e ainda está quase 16 quilos mais leve.
Deluxe
Pneus com faixas brancas e visual clássico saído direto dos anos 1950/60 são o que define a Softail Deluxe. Para 2018 todo o conjunto de iluminação da moto é feito com LEDs. Mesmo com look carregado de elementos visuais, a moto está mais leve na balança com 15 quilos a menos do que o modelo anterior. O ABS é de série.
Breakout
A moto que nasceu ainda como modelo especial para celebrar os 110 anos da Harley- Davidson se tornou modelo de série logo depois e vem agradando desde então. Para 2018, ela carrega os mesmos ares de uma moto de arrancada, só que, segundo a marca, mais ágil e com ângulo de inclinação melhorado. Além de ter ficado quase 16 quilos mais leve em relação ao modelo atual.
Fat Bob
A Fat Bob é o grande exemplo dessa reformulação da Harley-Davidson. Com visual remodelado e agressivo, a moto recebeu um moderno farol dianteiro para substituir o conjunto óptico duplo antigo, suspensão dianteira invertida e pneus com 160 mm na roda dianteira e 180 mm na traseira. Além de tudo isso, a moto ainda está com 15 quilos a menos em relação à sua versão atual.
Street Bob
Nos estados unidos, a moto é modelo de entrada da família Softail. Uma moto simples, com traços de bobber, como os para-lamas reduzidos e que agrada a quem procura uma custom com guidão alto e poucos itens cromados. De toda a família é a que emagreceu menos, perdendo mais de 7 kg quando comparada com sua versão anterior.
Além das mudanças visuais e mecânicas, todas as motos da nova família Softail contam com porta USB próxima ao guidão, para alimentar um celular ou GPS, por exemplo.
Mais requinte e potência para as CVO
O motor de 114 polegadas cúbicas, antes exclusividade das motos mais classudas da Harley-Davidson, agora é opcional na família Softail. Isso significa que temos um novo propulsor para os modelos que passarem pelo tratamento da Custom Vehicles Operation? A resposta é sim.
Para 2018, a série limitada CVO será composta por três modelos. A Road Glide, Ultra Limited e a Street Glide desta linha receberão o maior motor a equipar uma Harley: o Milwaulkee-Eight com peças Screamin’ Eagle de 117 polegadas cúbicas (1.923 cm³), com mais de 17 kgf.m de torque. Além de todo o pacote luxuoso de informação e entretenimento que continua presente.
“O nível de adequação, acabamento e desempenho da linha CVO nunca foi tão alto”, comenta Dave Foley, vice-presidente de planejamento de produto e gerente de portfólio da Harley-Davidson. “Para as CVO, reestabelecemos um novo tom no estilo geral da linha e adicionamos algumas melhorias de desempenho exclusivas”, finalizou Foley.
Especiais de aniversário
Outra informação que conseguimos foi a confirmação dos modelos comemorativos para o País. De acordo com a página, teremos roupagens especiais em tons de azul para comemorar os 115 anos de fundação da Harley-Davidson, celebrados em 2018.
Nos EUA, a marca irá comemorar a data com duas roupagens. Os modelos Heritage Classic, Street Glide, Ultra Limited, Fat Boy e o triciclo Tri-Glide, todos equipados com o motor 114, estarão com pintura que mescla as cores azul e preta. Além disso, as motos trazem assento com tachas na cor azul e brasões comemorativos em diversas partes da moto. O principal destaque é o brasão em alto relevo com uma águia carregando o logo da Harley.
Já a outra versão, disponível na Breakout, Forty-Eight, Street Glide Special e Fat Boy, também equipadas com o motor de 114 polegadas cúbicas, substitui o brasão em alto relevo no tanque por uma pintura da águia semelhante a uma tatuagem. As motos sairão pintadas em azul.
[ATUALIZAÇÃO] – Atualizamos a notícia com detalhes sobre dos modelos apresentados pela Harley-Davidson.