Após três anos desde a primeira vez que apareceu como moto conceito, a nova Yamaha Ténéré 700 2020 foi, enfim, lançada para concorrer no segmento das motocicletas de aventura médias.
Nos últimos anos as motocicletas médias que temos disponíveis ficam limitadas aos motores de 800 cilindradas, diga-se de passagem a linha Tiger 800 da inglesa Triumph e a linha F 850 da alemã BMW, motocicletas grandes e pesadas bem semelhantes às Big Trail de 1.000 cilindradas.
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A nova Yamaha Ténéré 700 inaugura uma nova categoria dentro do segmento das motocicletas de aventuras médias, apresentando um corpo esguio e leve que prova ser a melhor opção para enfrentar o fora de estrada aliando uma enorme capacidade de enfrentar grandes jornadas no asfalto, mas, para o mercado europeu a fabricante japonesa não a classifica como uma motocicleta aventureira, utilizando o termo Rally-bred Dual Sport para caracterizá-la com foco na essência e na resistência absoluta.
Não se engane ao tentar associar a nova Yamaha Ténéré 700 com a irmã maior SuperTénéré 1200, pois a nova Ténéré 700 é uma motocicleta totalmente nova, projetada e idealizada para superar as expectativas no ambiente fora de estrada, baseada fortemente nos anos de experiência da Yamaha nos ralis.
O chassis de aço de alta resistência pesa 39 quilos e foi projetado pensando no máximo equilíbrio entre rigidez, flexibilidade e maneabilidade, adotando o motor bicilíndrico paralelo da nervosa Yamaha MT-07.
Os motores são idênticos, salvo novos acertos no mapeamento da injeção eletrônica, no sistema de arrefecimento e na otimização das respostas do acelerador para o uso fora de estrada. Na prática são 72 cavalos de potência a 9.000 rpm e 6,93 kgf.m de torque máximo já nas 6.500 rpm, com uma entrega forte e vigorosa, porém não tão explosiva. No mercado europeu este motor bicilíndrico de 700 cilindradas da Yamaha é considerado dos mais confiáveis mecanicamente.
A nova Yamaha Ténéré 700 não traz uma eletrônica elaborada, por isso ela não dispõe de modos de pilotagem e nem controle de tração em prol da simplicidade e facilidade de manutenção. Apenas o sistema eletrônico ABS está presente nos freios dianteiro e traseiro. O aro dianteiro de 21 polegadas e o aro traseiro de 18 polegadas são propícios para enfrentar a buraqueira.
Iluminação total LED com um conjunto frontal de quatro LEDs cobertos por uma carenagem transparente e o painel digital retangular realçam o apelo rallyzeiro. Disponível nas cores Ceramic Ice, Tech Black ou Competition White, a nova Yamaha Ténéré 700 chega ao mercado europeu custando 9.700 euros.
Texto: Alexandre Nogueira
Fotos: Divulgação