A Yamaha finalmente está lançando a segunda geração da naked MT-09 no Brasil. Atualizada no Intermot, o Salão de Colônia na Alemanha em 2016, a moto chega aqui com um design totalmente renovado. Começando pelo novo conjunto óptico, que passa a ser formado por dois pequenos faróis de LED, deixando o visual da moto mais agressivo.
O mesmo acontece na traseira, na qual a nova lanterna fica mais em evidência, por conta da mudança do suporte de placa, que agora está rente à roda, fazendo a função também de para-lama. A nova ponteira de escape segue o conceito mais curto, para centralizar as massas abaixo do quadro, mas recebeu um desenho oval, que harmoniza melhor com a balança assimétrica feita em alumínio, assim como o quadro.
Veja também:
Yamaha atualiza cores e preço da MT-03
Vídeo: Conheça a nova geração da Yamaha MT-07
Yamaha apresenta MT-15 na Ásia e antecipa futuro da MT-03
A MT-09 modelo 2020 recebeu outras mudanças mais sutis – e bem vindas – como o tanque, que conserva seus 14 litros de capacidade, mas agora em uma reserva maior, de 3,4 litros. O assento está 10 mm mais alto do chão, o que confere uma pilotagem um pouco mais esportiva. A naked pesa 193 kg em ordem de marcha.
O propulsor segue o mesmo tricilíndrico crossplane DOHC de 847 cm³ capaz de gerar 115 cv de potência a 10.000 rpm e o belo torque de 8,92 kgf.m disponível nos 8.500 giros. No quesito eletrônica, temos agora o sistema quickshift para subir marchas no câmbio de seis velocidades sem a necessidade de acionar a embreagem.
Controle de tração, três modos de pilotagem e freios ABS continuam presentes na naked da Yamaha, que chega no fim deste mês de março às concessionárias da marca. As cores disponíveis são preto fosco (Matt Black), azul (Racing Blue), e o cinza sólido com rodas verde limão (Night Fluo). Já o preço sugerido da nova MT-09 é de R$ 43.690 + frete, uma adição de R$ 3.700 ao valor cobrado atualmente pela moto.
Fotos: Yamaha