KTM 890 SMT 2024
Notícias

Nova supermoto da KTM é flagrada em testes na Europa

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/02/2023
  • Por: Redação

Nossos colegas de imprensa do exterior conseguiram obter fotos de uma nova KTM 890 ‘Supermoto Touring’ que mostram a intenção do fabricante de Mattighofen de criar uma nova variante das suas médias.

Nesse sentido, munida do mesmo motor LC8c de 889 cm³ da 890 Adventure, a 890 ‘SMT’ mostra um para-brisas mais alto e um tanque de combustível redesenhado.

Depois de descartar o seu motor de 490 cm³ e trabalhar em uma nova unidade de 990 cm³ e 690 cm³, a KTM ainda tem alguns planos para sua gama 890. Dessa forma, vale destacar que as imagens reveladas foram tiradas em Espanha.

Detalhes da nova KTM 890 SMT 2024

A combinação do guidão, suspensão alta e posição de pilotagem espaçosa de uma moto de aventura com a aderência e o manuseio oferecidos pela suspensão e pneus com foco no asfalto sempre foi atraente, sendo habitualmente o ponto de partida para a concepção de modelos Supermoto que a KTM emprega na fase produção com as letra ‘SMT’ (990 Supermoto Touring, 2009–2013) ou ‘SMC’, rivalizando com motos como a Hypermotard da Ducati ou F900 XR da BMW.

Contudo, a ideia de combinar a suspensão e rodas de estrada com uma postura de motocicleta de aventura não é nova. A saber, a Yamaha foi pioneira nos anos 1990 com a TDM, e a Multistrada original da Ducati confirmou o conceito uma década depois.

A KTM 990 Supermoto de 2009 foi elogiada pela sua capacidade de combinar o equilíbrio e a diversão de uma supermoto com a praticidade de uma máquina de aventura, mas a verdade é que teve uma vida curta, desaparecendo da gama após o modelo de 2013.

A nova máquina vem aí

Inegavelmente, a KTM 890 Adventure e a Adventure R parecem emprestar muitas peças a esta nova 890. O principal elemento da SMT é o tanque de combustível, que não herda os detalhes duplos montados na lateral e rebaixados da 890 Adventure.

Ao invés disso, o tanque é montado em um local convencional acima do motor, como na 890 Duke, mas é um novo design feito para se adequar ao quadro e aos painéis laterais do 890 Adventure. Por outro lado, a seção traseira e o sub-quadro são da 890 Adventure, assim como o assento.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

E tem mais…

Acima de tudo, o quadro, assim como o motor, o escape e a maior parte da ciclística são da 890 Adventure de última geração. No entanto, a suspensão WP, os freios dianteiros e as rodas de 17 polegadas são mais parecidas com os componentes da naked 890 Duke.

Um para-brisas mais alto e um para-lamas dianteiro mais altos deverão favorecer um desempenho mais confortável em estrada. Sendo o escape com um desenho semelhante ao da 890 Adventure, isto também nos indica que a 890 SMT receberá uma potência parecida com a gerada pelo motor LC8 de 889 cm³, empregue na moto de aventura, ou seja, na casa dos 103 cv.

É esperar para ver. E você, o que achou desta notícia? Gosta de pilotar motos aventureiras? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

  • KTM 890 SMT 2024
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado