Prepare-se, leitor da MOTOCICLISMO, pois, com a chegada do EICMA – Salão de Milão, você terá conhecimento dos últimos lançamentos que vão agitar os próximos anos. E a nave da vez é a Ninja H2 SX SE, da Kawasaki. Equipada com dois sensores de radar, a Kawasaki Ninja H2 SX SE 2022 será a única versão disponível no mercado italiano.
O novo tourer esportivo apresenta suspensão eletrônica Showa equipada com tecnologia Skyhook e vários auxiliares de direção, incluindo Aviso de Colisão Frontal (FCW), Controle de Cruzeiro Adaptável (ACC) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
Com três configurações possíveis selecionáveis pelo piloto, o FCW atua para controlar a distância entre os outros veículos e a moto, fornecendo, assim, um aviso visual por meio de uma faixa de LED acima do display, quando a motocicleta estiver a distanciamento de segurança pré-determinada do carro à frente.
Com isso, o condutor tem controle total da nova Kawasaki Ninja H2 SX SE e a qualquer momento pode frear ou tomar outras ações corretivas para evitar uma possível colisão.
Controle na mão
O ACC – Adaptive Cruise Control – também possui três regulagens de distâncias possíveis dos veículos que estão em circulação. Neste caso, quando a Kawasaki Ninja H2 SX SE 2022 atinge o ajuste definido, ela se autogerencia ativamente para ajudar em qualquer desaceleração. Dessa forma, os freios são acionados automaticamente e o motor reduz a velocidade o suficiente para manter a distância pré-selecionada.
À medida que a distância de outros veículos aumenta, a máquina retorna gradualmente ao ritmo de cruzeiro inical. Enquanto ambas as funções estão focadas no sensor do radar frontal, o sensor traseiro é dedicado ao BSD – detecção do ponto cego, quando um veículo se move para o chamado “ponto cego” da máquina, uma luz presente nos retrovisores (esquerdo ou direito) acende claramente para permitir que o piloto execute as ações necessárias.
Detalhes da Kawasaki Ninja H2 SX SE 2022
A nova Kawasaki Ninja H2 SX SE cresce em largura, comprimento e peso em comparação com sua antecessora. A distância entre eixos agora é de 58,3 polegadas. Já o motor é o mesmo de quatro cilindros de 998 cm³, produzindo cerca de 200 cv.
Uma curiosidade: a versão 2022 é mais silenciosa em testes de condução em 73 decibéis em vez de 75 decibéis, mas com um volume de pico um pouco mais alto, de 94 decibéis ante 93 decibéis antes.