A Benda vem se expandindo nos mercados internacionais, e está preparando o anúncio de uma nova cruiser V4 ao seu portfólio de produtos.
E quem é a Benda? Trata-se de uma marca chinesa emergente criada em 2016 e focada em modelos cruisers a partir de 250 cm³, que busca um sucesso global. Iniciando a expansão, pois além de já contar com vários revendedores na Europa, em outubro criou a Benda Moto Europe GmbH, estabelecida em Salzburgo na Áustria.
A marca está levando a sério, pois conta com dez modelos de moto, três modelos de quadriciclos e dois modelos de UTV’s no line-up.
A nova cruiser V4 Dark Flag 950
Em busca de aumentar as vendas internacionais, essa nova cruiser está pronta para entrar em produção, pois é o modelo de maior capacidade já produzida pela empresa. Apresentada como protótipo em setembro na China, contudo, a Dark Flag 950 já pareceu em registros de design mostrando uma versão mais específica.
Do protótipo de exibição para os registros já se nota mudanças, pois trocou os freios Brembo por J.Juan e a chave de ignição mudou de lugar.
O motor da nova Benda V4
Essa é a segunda V4 da marca chinesa, pois a Dark Flag 500 tem um motor quase idêntico externamente. O novo motor surgiu em 2021, contudo, como 1.198 cm³. Isso quer dizer que podem vir modelos maiores pela frente depois dessa nova cruiser que vai chegar no mercado.
A marca informa que a 950 produz 100 cv a 9.000 rpm, com torque máximo de 8,6 kgf.m a 7.000 rpm, pois é quase o dobro da versão 500. Segundo a Benda, o modelo tem acelerador ride-by-wire e embreagem deslizante. Contudo, teremos que esperar o lançamento oficial para mais informações dessa nova cruiser.
Diferenças da versão 500
Embora tenha algumas semelhanças com outros modelos da linha, a Dark Flag 950 contudo, tem alguns detalhes incomuns da irmã menor. A suspensão dianteira na 500 é invertida e a traseira pneumáticas ajustável, contudo, na 950 são suspensões dianteiras convencionais e amortecedores duplos na traseira.
Outro ponto curioso são as proporções, pois é menor que a Dark Flag 500. O assento é mais baixo, a moto é mais curta e o guidão mais estreito.
LEIA MAIS: Napoleon 450: veja a nova cruiser da chinesa Benda que pode invadir a Europa
O que esperar no futuro da Benda?
Por enquanto não existe notícias da expansão para os EUA, contudo, a entrada na Europa mostra que a fabricante chinesa não ficara só por ali.
Sobre valores a mesma coisa, pois cabe a nós especularmos. Na Alemanha, a Dark Flag 500 V4 custa 8.999 euros, algo em torno de R$ 57.400 com o euro cotado a R$6,38, sem impostos.
Atual topo de linha da Benda, a LFC700 de quatro cilindros em linha, meio “diferente” no visual e chassi de alumínio, custa 11.999 euros, ou R$76.600, sem impostos.
Com design futurista, a Benda LFC700 já está no mercado (Foto: Divulgação)
Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn