A Yamaha acaba de revelar imagens e algumas informações do novo X-Force 155, que por enquanto será comercializado somente no mercado japonês, mas que, certamente, teria espaço garantido em solo europeu e brasileiro.
Como podemos ver, o crescimento dos scooters não se trata mais de uma “onda”, e sim de uma realidade, devido às suas características como economia de combustível, facilidade na pilotagem, a comodidade dos porta-objetos instalados sob o assento e na dianteira, entre outros atributos que colaboram para o sucesso do segmento.
De acordo com a marcas dos três diapasões, o X-Force está equipado com um novo quadro, bem como com controle de tração, ABS e Bluetooth para conexão com smartphone, sendo que para isso é necessário baixar um aplicativo exclusivo, o Y-Connect. Suas dimensões são parecidas com as do NMax 125 e do nosso NMax 160, com linhas mais esportivas.
X-Force: a vez dos scooters
Como citamos em publicações anteriores, vale destacar que em 2015, os scooters ocupavam 3% das vendas no mercado brasileiro, e já em 2021 esse número subiu para 9%. A tendência continua de alta, contudo, a falta de peças e a fila de espera para entrega de algumas motocicletas pode ter um impacto na contagem deste ano.
Em relação ao X-Force, ele conta com um motor monocilíndrico refrigerado a água, com 155 cm³ e tecnologia Blue Core para proporcionar mais diversão na pilotagem. O baixo consumo de combustível e menos emissão de poluição se juntam a um conjunto bem compacto e prático para o uso diário.
Aliás, este motor Blue Core possui a tecnologia mais recente da Yamaha, como o mecanismo de válvula variável VVA que aumenta ainda mais a eficiência, o sistema de controle de tração – que já existe no NMAX 125 – e um sistema de arranque que inicia silenciosamente o motor. Mas isso não é novidade para nós, pois sabemos que em matéria de tecnologia, os japoneses são mito competentes.
O novo quadro, muito leve e altamente rígido, combina com rodas leves dianteiras e traseiras de 13 polegadas, discos de travão ondulados de grande diâmetro e um sistema de ABS independente a ambas as rodas. Para o design, o X-Force teve inspiração na linha Master of Toque (MT) – e que no Brasil tem feito muito sucesso, principalmente na irmã caçula, a MT-03.
Apostando na praticidade, o espaço de armazenamento sob o banco tem capacidade de 23,2 litros – comportando um capacete aberto e mais alguns pequenos objetos, além de uma porta USB para carregar dispositivos eletrônicos.
O scooter X-Force 155 será disponibilizado pela Yamaha no Japão em 4 opções de cores: azul fosco, branco perolizado, preto metálico e verde fosco, e seu lançamento está previsto para o dia 28 deste mês.
Você acredita que ele faria bonito aqui no Brasil? Ou temos scooters melhores do que o X-Force em nosso mercado? Deixe sua opinião nos comentários!