O piloto Nicky Hayden passou a fazer parte do AMA Hall of Fame, memorial dedicado às personalidades das duas rodas, que alcançaram destaque no esporte nos Estados Unidos e tem curadoria da Associação Americana de Motociclismo. Para comemorar a indicação do norte-americano, a oficina Analog Motorcycles construiu uma flat tracker, que será rifada pelo site da AMA para angariar fundos para o Museu do AMA Hall of Fame.
De acordo com o proprietário da oficina situada em Chicago, Tony Prust, a escolha do estilo para homenagear o “Garoto do Kentucky”, como Hayden era conhecido, não foi por acaso. “Eu escolhi construir uma moto de flat track porque é lá que as raízes dele estavam”, disse o customizador sobre a estilosa monocilíndrica ao site Bike Exif.
Veja também:
Motorista que atropelou Nicky Hayden é condenado
Estátua de Nicky Hayden é inaugurada nos EUA
MotoGP tem vitória de Márquez e homenagem a Hayden nos EUA
A pintura com acabamento vermelho e prata utilizada também tem motivo e faz alusão à Honda RC51 com a qual ele foi campeão do AMA Superbike em 2002. “Eu também queria relembrar o seu legado nas corridas na América. O restante foi só fazer acontecer e não parecer algo forçado”, comentou Prust.
Feita com base em uma Honda XR 650 L, a moto é homologada para as ruas a pedido da AMA e recebeu um novo carburador Keihin, filtro de ar esportivo à mostra da K&N, escape revestido de cerâmica e, claro number plates com o 69 na frente do garfo e nas laterais. Na dianteira da moto, aliás, o destaque fica para os faróis dentro dos números 6 e 9, que criaram um divertido efeito assimétrico quando acesos. Na traseira, uma discreta lanterna de LED está posicionada acima do suporte de placa.
Tony Prust ainda ressalta que nem tudo que foi feito na moto estava no orçamento inicial fechado AMA. “Eu ia usar um tanque de fibra de vidro, mas acabei moldando no metal mesmo. Isso não estava no orçamento, mas como eu sou fã de Nicky Hayden e o Hall of Fame é uma boa causa, nós fizemos o trabalho”, completou ele, dizendo ainda que ficaram honrados em fazer uma moto para alguém que era espetacular como piloto e ser humano.
Em 2006, Nicky Hayden foi campeão mundial de MotoGP pela Honda em 2016 e, entre 2009 e 2013, pilotou pela Ducati. Hayden migrou para o Mundial de Superbike em 2016, onde competia pela Honda até o dia em que morreu, em maio de 2017, aos 35 anos, por conta dos ferimentos sofridos em um atropelamento enquanto andava de bicicleta na Itália.
Fotos: Daniel Peter