Muitas empresas querem aproveitar a transição ecológica da propulsão térmica para a elétrica para entrar no mercado das motos. E este é o caso da marca espanhola Nerva que propõe o seu primeiro scooter equivalente a 125 cm³: a EXE.
Vale citar que a grife entrou no segmento como um novo player de duas rodas elétricas. Nesse sentido, o Nerva EXE se destaca por um estilo esportivo em linha com a tendência do momento, complementado por um painel alto, iluminação em LED e um bagageiro bastante espaçoso, capaz de acomodar um capacete integral.
Vista do exterior, o Nerva EXE se parece com um scooter comum de 125 cm³, como podemos encontrar em todos os cantos das grandes cidades. Mas, observando mais de perto, é de fato um novo scooter elétrico que pretende agitar o cenário da mobilidade urbana.
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Atributos do Nerva EXE
A potência máxima do seu motor elétrico atinge até 12 kW (16,3 cv) e a velocidade máxima é de 125 km/h no modo esportivo. O motor tem outros dois modos, ECO (50 km/h) e Normal (80 km/h) para ampliar a autonomia.
Suas duas baterias, fabricadas pela chinesa BYD e que foram integradas a parte inferior do quadro para diminuir o peso, garantem uma capacidade de 75 Ah (amperes) e oferecem uma autonomia de 150 km no modo ECO.
Este elemento que reivindica uma vida útil de 4.000 a 6.000 ciclos. O scooter se beneficia de um carregador tipo 2 integrado que permite carregar diretamente em terminais externos com um tempo estimado de 4h20.
E tem mais…
A ciclística é convencional para o segmento com aros de 15 e 14 polegadas, mais dois discos de freio dianteiros (enquanto algumas 125 têm apenas um) e frenagem acoplada com CBS.
Um amortecedor traseiro duplo regulável, assento a 800 mm de altura e peso declarado de 202 kg completam o kit.
Existe, ainda, uma bolha alta, um sistema de recuperação de energia cinética e um painel de LED de 5 polegadas.
E você, o que achou deste scooter elétrico? Acha que ele faria sucesso aqui no Brasil? Escreva sua opinião nos comentários!