No cenário das motos elétricas, um dos lançamentos mais esperados para 2024 na gringa é o Naxeon I AM. Este modelo, resultado de dois anos de desenvolvimento da startup chinesa Naxeon, foi apresentado no EICMA 2023, atraindo a atenção dos entusiastas do setor.
A I AM, apesar de suas dimensões compactas que a fazem lembrar uma minimoto urbana, é classificada na categoria equivalente a 125 cm³. Possui rodas de 17 polegadas e motor elétrico integrado no cubo da roda traseira.
Este último entrega potência de 14 cv e torque máximo de 27,8 kgf.m, permitindo que a motocicleta atinja velocidade máxima de 120 km/h e acelere de 0 a 50 km/h em 2,8 segundos, e de 0 a 80 km/h em 6,5 segundos.
LEIA MAIS:
Duas opções de bateria para a nova Naxeon I Am
O coração pulsante do Naxeon I AM é uma bateria de estado semissólido, que oferece maior densidade de energia e velocidade de carregamento do que as baterias tradicionais. Estão disponíveis duas opções, 4,3 kWh e 6,5 kWh, que garantem uma autonomia máxima de 120 km e 180 km, respetivamente, com uma única carga.
Com o carregador rápido integrado com tomada Tipo 2, o carregamento de 20% a 80% ocorre em até 90 minutos.
Design e detalhes
Do ponto de vista estético, o novo I AM se destaca pelas linhas limpas e um LED lateral distinto. Ele também dispõe de luzes LED dianteiras e traseiras, câmeras frontal e traseira e um display colorido sensível ao toque de 7 polegadas, o qual mostra informações clássicas além do que as câmeras registram.
Recursos relevantes incluem controlador de domínio NXN, NIS (Naxeon Interaction System), funcionalidade OTA, ABS, TCS, suspensão desenvolvida internamente, ignição sem chave e muito mais.
Graças a uma parceria assinada com a E-Quilibrium para facilitar o acesso ao mercado europeu, e aos acordos de distribuição já assinados na França e na Bélgica, e em breve na Alemanha, o Naxeon I AM estará disponível a partir de 2024 pelo preço sugerido de 7400 euros, ou seja, aproximadamente R$ 39.500 em conversão direta.