A MV Agusta mais uma vez provou ser uma pioneira em engenharia de alta performance ao revelar, sem aviso prévio na EICMA 2025, o conceito de motor Quadrad de cinco cilindros. Este projeto ambicioso e radical não apenas estabelece um novo padrão em termos de arquitetura e potência, mas também aponta para o futuro da marca italiana em múltiplos segmentos.

Arquitetura exclusiva: três comandos de válvulas e layout em “U”
O motor Quadrad de cinco cilindros apresenta uma arquitetura radicalmente diferente. O layout de cilindros é dividido em três cilindros dianteiros e dois cilindros traseiros, todos dispostos em paralelo, mas de forma escalonada e compacta.
A MV Agusta inova no comando de válvulas com uma engenhosa estrutura de três árvores de cames:
- Uma árvore de cames central atua nas válvulas de admissão dos cilindros dianteiros e traseiros.
- Duas árvores de cames laterais (uma para a frente e uma para a traseira) gerenciam as válvulas de escape.

Embora os detalhes técnicos sejam limitados, a MV Agusta confirmou um layout de manivela exclusivo com um virabrequim dianteiro de três cilindros e um virabrequim traseiro de dois cilindros, criando uma configuração em forma de “U”. Este arranjo complexo é projetado para reduzir drasticamente a vibração e garantir uma entrega de torque suave, prometendo um ângulo de fase e uma ordem de ignição únicos.
Potência e leveza radical: 240 cv em menos de 60 kg
Apesar da sua complexidade, o motor Quadrad foi projetado com foco na eficiência e no desempenho. O projeto é modular, permitindo que esta nova plataforma seja implementada com cilindradas variáveis, de 850 cm³ até 1.150 cm³. Os números de performance são de tirar o fôlego: a potência máxima reivindicada é superior a 240 cv a 16.000 rpm ou mais, com um torque máximo de 13,77 kgf.m a 8.500 rpm.

Crucialmente, a MV Agusta conseguiu manter o peso do motor abaixo de 60 kg. Isso é alcançado pela redução do número de peças e pelo compartilhamento de componentes entre os cilindros dianteiro e traseiro. O resultado é um motor que tem a mesma largura de um três cilindros paralelo, mas que é mais curto no comprimento frontal-traseiro do que um V4. Para aumentar a eficiência e a resposta, as bombas de água e óleo são acionadas eletricamente.
A marca confirma que esta nova plataforma será o coração de vários segmentos futuros, desde superesportivas até modelos naked e touring. O desenvolvimento do motor Quadrad está em andamento na sede da MV Agusta em Schiranna, e o anúncio de um modelo de produção é esperado para os próximos anos. Este conceito reitera o compromisso da MV Agusta com a performance high-end e a inovação.